Enunciado

Substitua o sistema de forças paralelas que age sobre a chapa por uma força resultante equivalente e especifique sua posição no plano x–z.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

F R x = ∑ F x

F R x =   0   N

F R y = ∑ F y

F R y =   - 1 0   k N

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

F R = F R x 2 + F R y 2

F R = 10   k N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

M R x = ∑ M x

F R × z = 2 × 2,5 + 5 × 1,5 + 3 × 0,5

z = 1,4   m

M R z = ∑ M z

F R × x = 2 × 1 , 5 + 5 × 0 , 5 + 3 × 1 , 5

x = 1   m

Resposta

z = 1,4   m

x = 1   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Substitua o sistema de forças paralelas que age sobre a chapa por uma força resultante equivalente e especifique sua posição no plano x - z .
Substitua o sistema de forças e momentos binário que agem sobre o bloco retangular por um torsor. Especifique a intensidade da força e o momento de binário do torsor e a posição onde sua linha de ação
Se F a = 7 k NeF b = 5 k N , substitua o sistema de forças que age sobre as mísulas por uma força resultante e especifique sua posição sobre o plano x - y .
Determine as intensidades de F aeF b de modo que a força resultante passe pelo ponto O da coluna.
Substitua as três forças atuando na chapa por um torsor. Especifique a intensidade da força e o momento de binário para o torsor e o ponto P ( x , y ) onde sua linha de ação intercepta a chapa.