1.

Duas cargas direcionadas para cima são exercidas sobre uma pequena treliça tridimensional. a )   Reduza estas duas cargas a um único sistema força-binário no ponto O . Mostre que R é perpendicular a M 0 . Em seguida, b ) determine o ponto no plano x z pelo qual passa a resultante.

Resolução
2.

Substitua as duas forças atuando no mastro por um torçor. Escreva na forma vetorial o momento M associado com o torçor e especifique as coordenadas do ponto P no plano y - z pelo qual passa a linha de ação do torçor.

Resolução
3.

Determine o sistema força-binário em O , que seja equivalente às duas forças aplicadas ao eixo A O B . R é perpendicular a M 0 ? Nesse caso, determine as coordenadas no plano x - z por onde passa resultante do sistema de forças.

Resolução
4.

A ação combinada das três forças sobre a base em O pode ser obtida estabelecendo sua resultante passando por O . Determine os módulos de R e do momento M   associado.

Resolução
5.

Substitua as três forças que atuam na placa por um torçor. Especifique os vetores força e momento torçor, suas intensidades e o ponto P ( x , y ) onde sua linha de ação intercepta a placa.

Resolução
6.

Represente por uma força única R , em A , e por um momento M a resultante do sistema de forças atuando em um conjunto de tubos.

Resolução
7.

Durante uma perfuração, o pequeno dispositivo robótico é submetido a uma força de 800   N no ponto C , como mostrado. Substitua esta força por um sistema força-binário equivalente no ponto O .

Resolução
8.

As direções de rotação dos eixos de entrada A e de saída B no redutor de engrenagens estão indicadas pelas setas curvadas tracejadas. Um torque de entrada (binário) de 80   N ⋅ m é aplicada ao eixo A na direção da rotação. O eixo de saída B fornece um torque de 320   N ⋅ m à máquina que ele controla (que não está mostrada). O eixo da máquina exerce um torque de reação igual e contrário no eixo de saída do redutor. a ) Determine a resultante M dos dois binários que atuam no redutor e b )   calcule o cosseno diretor de M em relação ao eixo x .

Resolução
9.

Um computador de 25   k g e uma impressora a laser de 10   k g estão sobre o tampo horizontal de uma mesa. Determine a resultante do sistema dos dois pesos correspondentes e especifique as coordenadas do ponto P , no plano x y , pelo qual passa a resultante. Os dois pesos atuam nos pontos G 1   e   G 2 .

Resolução
10.

O avião de passageiros do Prob.2/68 está redesenhado aqui com informações tridimensionais. Se a turbina 3 falha subitamente, determine a resultante dos vetores de empuxo das três turbinas remanescentes, cada um tendo módulo de 90   k N . Especifique as coordenadas y   e   z do ponto pelo qual passa a linha de ação da resultante. Esta informação seria crítica para os critérios de projeto de desempenho sob falha de uma turbina.

Resolução
11.

Substitua as duas forças atuando na moldura por um torçor. Escreva na forma vetorial o momento associado com o torçor e especifique as coordenadas do ponto P no plano y - z pelo qual passa a linha de ação do torçor. Observe que a força de módulo F é paralela ao eixo x .

Resolução
12.

Duas cargas direcionadas para cima são exercidas sobre uma pequena treliça tridimensional. Reduza estas duas cargas a um único sistema força-binário no ponto O . Mostre que R é perpendicular a M 0 . Em seguida, determine o ponto no plano x - z pelo qual passa a resultante.

Resolução
13.

Ao apertar um parafuso cujo centro está no ponto O , uma pessoa exerce, com a mão direita, uma força de 180   N no manete da chave da chave da catraca. Além disso, com a mão esquerda exerce uma força de 90   N , como mostrado, para manter o soquete na cabeça do parafuso. a ) Determine o sistema força-binário equivalente em O . b )   Determine, então, o ponto no plano x y pelo qual passa a linha de ação da força resultante do torçor.

Resolução
14.

Três binários são formadas por três pares de forças iguais e opostas. Determine a resultante M dos três binários.

Resolução
15.

Determine o sistema força-binário em O , que seja equivalente às duas forças aplicadas ao eixo A O B . R é perpendicular a M 0 ? Nesse caso, determine as coordenadas no plano x z por onde passa resultante do sistema de forças.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas