Enunciado

Para a viga em balanço e o carregamento mostrados na figura, determine a deflexão em C e a inclinação na extremidade A .

Passo 1

Fala aí, galera. Tudo bem? Bora pra outra questão.

Neste caso, usaremos as fórmulas do apêndice 2 do capítulo. Separaremos os carregamentos e faremos a superposição. Considerando apenas o carregamento distribuído e usando o apêndice :

θ A = - 1 24 w L 3 E I

y C = - 5 384 w L 4 E I

Agora, vamos considerar apenas o momento aplicado. Usando o apêndice:

y C = - M A 6 E I L L 2 3 - L 2 L 2 = 1 192 w L 4 E I

θ A = M A L 3 E I = - 5 81 P L 2 E I

Passo 2

Agora, basta usar a superposição de efeitos. Logo, a deflexão em C   será:

y C = - 5 384 w L 4 E I + 1 192 w L 4 E I = - 1 128 w L 3 E I

Passo 3

Para a letra b, vamos determinar a inclinação em A :

θ A = - 1 24 w L 3 E I + 1 36 w L 3 E i = - 1 72 w L ³ E I

Prontinho, mais uma questão feita!

Resposta

  1. y C = - 1 128 w L 3 E I  
  2. θ A = - 1 72 w L ³ E I
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a viga e o carregamento indicado, determinar a intensidade e a localização da maior deflexão dirigida para baixo.A intensidade do máximo para a Viga e carregamento do P r o b . 9.5 8 .
Para a viga com o carregamento mostrado, determinar a reação de apoio móvel.Obs: determinação dos valores da viga no estado isostático para o caso 1
Para a viga e o carregamento indicado, determinar a intensidade e a localização da maior deflexão dirigida para baixo.Inclinação do ponto A da viga e carregamento do P r o b .9 . 58 .
Para a viga e o carregamento indicado, determinar a intensidade e a localização da maior deflexão dirigida para baixo.Localização da deformação da viga e carregamento do P r o b .9.5 8 .
Para a viga com o carregamento mostrado, determinar a reação de apoio móvel.Obs: determinação dos valores da viga no estado isostático para o caso 2