Exercícios Resolvidos de Método de Ponchon – Savarit – Razão de Refluxo

Ver Teoria

Enunciado

Calcule a Razão de Refluxo Operacional pelo método Ponchon-Savarit sabendo que x d = 0,86 .

Passo 1

A questão nos deu um gráfico em que todos os estágios já foram determinados, conforme o procedimento que vimos antes. E nos pede para calcular, a Razão de Refluxo Operacional que sabemos que tem a seguinte fórmula:

R R = L o D = H ∆ D - H 1 H 1 - h o

Então, precisamos encontrar os elementos no gráfico para calcular nossa R R .

Passo 2

Precisamos encontrar no gráfico os valores de H ∆ D ,     H 1   e   h o . Conseguimos encontrar o valor de H 1 a partir do encontro do primeiro estágio (primeira reta roxa da direita para a esquerda) com a curva de vapor (curva azul).

Assim, vemos que H 1 = 1 05 00   K J / m o l , lembrando que por ser uma leitura gráfica os valores podem não ser tão certinhos mas encontrando algo próximo a isso está ótimo!

Passo 3

Em seguida, conseguimos encontrar o valor de h o a partir do encontro do primeiro estágio (primeira reta roxa da direita para a esquerda) com a curva de líquido (curva vermelha).

Assim, vemos que h o = 3 950   K J / m o l

Passo 4

Para encontrar o valor de H ∆ D , precisamos primeiro marcar o valor de x d = 0,86 no gráfico.

Repara que traçamos uma reta vertical (em cinza claro) para facilitar na hora de encontrarmos o que queremos, beleza?

Agora, nós vamos ter que o encontro dessa nossa nova reta com a reta de operação (em preto), que vai ser o valor do nosso H ∆ D = 20600   K J / m o l .

Passo 5

Agora que já encontramos todos os nossos elementos no gráfico, podemos (finalmente), calcular o valor da Razão de Refluxo Operacional.

R R = H ∆ D - H 1 H 1 - h o = 20600 - 10500 10500 - 3950

R R = 1,54

Resposta

R R = 1,54