Colunas de Destilação

Resumo

Precisando aprender sobre colunas de destilação? Então chegou ao lugar certo!

As colunas de destilação são o CORAÇÃO das Operações Unitárias e aqui vamos começar a entender um pouco sobre elas.

A destilação é o nome dado ao processo de separação de misturas que consiste em criar uma nova fase que coexiste na mesma temperatura e pressão com outra fase em estado físico diferente e composições diferentes.

A coluna de destilação, como o próprio nome já induz, funciona baseada no processo de destilação.

Vou te mostrar aqui o esquema de uma coluna de destilação e seus componentes e depois te explicar como ela funciona, beleza?

Esquema ilustrativo de uma coluna de destilação
Esquema ilustrativo de uma coluna de destilação

A carga é o nome que damos a corrente de mistura de está entrando na coluna de destilação. Dependendo do estado físico dessa carga, o que acontece dentro da coluna é diferente. Mas, para entendermos aqui o funcionamento vamos supor que temos uma carga no estado líquido entrando:

Entrada da carga na coluna de destilação
Entrada da carga na coluna de destilação

Como a carga é líquida ela vai descer dentro da nossa coluna junto com o líquido que entra no topo. Esse líquido ao encontrar os pratos da nossa coluna (as linhas horizontais na imagem) irá interagir com o vapor que entra no fundo e sobe ao longo da coluna. Nessa interação entre o líquido e vapor é onde ocorre a tranferência de massa de uma fase para outra. O componente mais volátil irá ser transferido para a fase vapor e o componente menos volátil permancerá na fase líquida.

Interação entre o líquido e o vapor
Interação entre o líquido e o vapor

Essa interação ocorre diversas vezes, em cada prato/estágio da coluna de destilação, de modo que o vapor será rico no componente mais volátil e o líquido rico no componente menos volátil.

Diversas interações líquido/vapor ao longo da coluna
Diversas interações líquido/vapor ao longo da coluna

E assim a separação entre os componentes da mistura acontece!

Esse é basicamente o funcionamento de uma coluna de destilação, mas está muito muito resumido haha. Tem muitos outros detalhes importantes que você precisa saber. Mas, não precisa se preocupar porque você encontrou o Responde Aí e nós temos todo o conteúdo que você precisa para arrasar na prova.

Então faz o seguinte, confere aqui em seguida 👇🏽, o Raio-X que fizemos com todo o conteúdo sobre colunas de destilação. Tudo bem organizado e estruturado pensando na melhor ordem para seu estudo. Aproveita!! 😉

Raio-X