Equipamentos de Separação de Partículas

Resumo

Animado para aprender sobre os equipamentos de separação de partículas?

Em operações unitárias uma das coisas que estudamos são os sistemas particulados, ou seja, sistemas formados por partículas (sólidos) e fluidos (líquidos ou gases).

Muitas vezes, iremos queremos separar as partículas dos fluidos e até as partículas delas mesmas e para isso utilizamos os equipamentos de separação de partículas.

Existem diversos equipamentos que podem ser utilizados, como por exemplo:

  • Câmara de poeira;
  • Elutriador;
  • Ciclones;
  • Hidrociclones;
  • Sedimentador;
  • Centrífugas;
  • Filtros

São muitos não é? Como saber quando usar cada um?

Para sabermos qual equipamento vamos usar para separação precisamos antes estudar a fluidodinâmica do sistema, ou seja, entender como o fluido interage com as partículas sólidas. Precisamos entender conceitos como velocidade terminal da partícula, tipo de escoamento, forças resistivas e muitos outros.

Normalmente, utilizamos câmara de poeira ou ciclone para separar partículas de gases e hidrociclones ou centrífugas ou sedimentadores ou filtros para separar líquidos de gases.

São muitos equipamentos para entender o funcionamento e o princípio utilizado e muito estudo sobre o sistema para entender qual equipamento é melhor para a separação.

Mas, não precisa se desesperar, porque aqui no Responde Aí você vai aprender tudo isso de uma forma descontraída, com textos e vídeos de linguagem amigável, com exercícios resolvidos passo a passo e muito mais!

Era tudo que você queria para a faculdade não é mesmo?

Então, confere o nosso Raio-X aqui em seguida, onde todo o conteúdo que temos sobre equipamentos de separação de partículas está organizado para o melhor do seu estudo e aprendizado, e não perca a oportunidade de fechar com a gente e salvar o seu semestre!

Raio-X