Exercícios Resolvidos de Módulo time

Ver Teoria

Enunciado

Suponha que uma empresa possui uma máquina que em determinadas situações superaquece o seu motor, e, para que o equipamento seja resguardado, um dos engenheiros responsáveis por essa máquina pausa o seu funcionamento por alguns segundos para resfriá-la.

Visando economizar tempo e esforço, você foi contratado para desenvolver um programa integrado com a máquina capaz de pausar o funcionamento dela por uma quantidade de segundos determinados pelo engenheiro diretamente de sua sala.

Defina a função r e s f r i a M o t o r e crie um programa teste que pause o funcionamento da máquina por uma quantidade de segundos definida pelo engenheiro responsável.

Passo 1

Como iremos pausar o programa, a primeira coisa que nós devemos fazer é importar o módulo time.

Passo 2

Com o módulo time devidamente importado, nós já somos capazes de definir a função r e s f r i a M o t o r :

Para isso, basta utilizarmos o comando def para definirmos a função denominada r e s f r i a M o t o r que terá como único parâmetro o tempo de pausa definido pelo engenheiro. Com isso, utilizaremos a função s l e e p presente no módulo time para pausarmos o programa, para isso passaremos como parâmetro dessa função t e m p o P a u s a . Por fim, basta retornarmos para o código principal, uma vez que esse trecho de código só será executado após a pausa.

Resposta

Portanto, ao adicionarmos as entradas e algumas frases informativas (início da pausa e retomada do funcionamento) o código final do nosso programa teste ficará da seguinte forma:

Repare que a única coisa que nós precisamos fazer para esse programa funcionar é chamar a função r e s f r i a M o t o r e passar a variável s e g u n d o s (que armazena o valor inserido pelo engenheiro) como parâmetro.