Exercícios Resolvidos de Números

Ver Teoria

Enunciado

Um número imaginário como 3+4i pode ser representado em Python por qual dos seguintes tipos primitivos:

  1. tuple
  2. int
  3. float
  4. array
  5. complex

Passo 1

E aí! Vamos analisar essa questão alternativa por alternativa!

A primeira alternativa, tupla, é uma lista imutável. É um tipo de dados onde a gente consegue agrupar vários dados em comum em uma só variável, e não tem nada a ver com números imaginários ou complexos. Então bora olhar pra segunda alternativa.

Passo 2

O tipo int em Python representa números inteiros, e o número imaginário com certeza não é inteiro, então não é essa a alternativa que a gente tá procurando.

Passo 3

O tipo float em Python representa números reais. Os números reais incluem todos os inteiros e ainda incluem os números decimais, mas não incluem os complexos ainda. Então, não pode ser essa também.

Passo 4

Array, em programação, se refere a tipos de dados de agrupamento onde a gente consegue colocar vários dados em comum em uma mesma variável de uma forma mutável. O array em python tem o nome de “lista” (list, em inglês). Mas não é o que a gente quer também! ☹

Passo 5

Ok, a gente quer saber o nome do tipo de dados de um número complexo. O nome “complex” é bem sugestivo, e é a alternativa correta nessa questão! Olha como a gente pode criar dados desse tipo em Python:

Se liga que, matemáticos usam i pra representar os números imaginários, mas engenheiros usam j. Os criadores de Python preferiram seguir a notação dos engenheiros.

Se a gente executar esse programa aí (apertando F5, caso você esteja usando o mesmo editor de código que eu), você vai ter esse resultado:

O que confirma pra gente que o nome do tipo de dados de números complexos/imaginários em Python é ‘complex’.

Resposta

Alternativa e.