Peneiração Química

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Ai, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Vamos supor que temos uma quantidade grande areia e queremos separar as partículas de areia que são maiores das partículas de areia que são menores. O que faremos nesse caso? Vamos catar partícula por partícula?

FELIZMENTE NÃO 🙌🏽 👌🏽 ✌🏽

Para separar as partículas vamos peneirar. É isso mesmo, aquilo que sua mãe faz quando vai fazer um bolo e precisa colocar só as partículas fininhas do açúcar.

A peneiração química é uma operação unitária que é utilizada na indústria para separar partículas de tamanhos diferentes.

Então, na peneiração, nós vamos utilizar uma peneira, que consiste em arames entrelaçados, formando buracos quadrados de tamanhos iguais, como na figura abaixo:

Chamamos esses "buracos" de abertura da peneira. Quando pegamos a amostra que queremos separar as partícula e passamos ela por essa peneira, o que vai acontecer é as partículas que tiverem diâmetro menor que a abertura da peneira passarão e as partículas que possuírem diâmetro maior que a abertura da peneira ficarão retidas na peneira:

$$Se~~d_{partícula}< abertura~~da~~peneira~~\longrightarrow ~~partícula ~~passa$$
$$Se~~d_{partícula}> abertura~~da~~peneira~~\longrightarrow ~~partícula ~~fica~~ retida$$

Dificilmente você vai ver uma peneiração utilizando uma peneira só, o que normalmente é feito é utilizar uma sequência de peneiras desse jeitiho aqui:

A peneiras são organizadas de acordo com a abertura, ou seja, a abertura das peneiras vai diminuindo de cima para baixo:

$$Abertura~~1 ~>~Abertura~~2~>~Abertura~~3$$

Primeiro, a amostra passa pela peneira 1, as partículas que tiverem diâmetro maior que a abertura 1 ficarão retidas. Agora, as partículas que passaram pela peneira 1, ou seja, possuem diâmetro menor que a abertura 1, vão ser direcionadas para a peneira 2 e as partículas que tiverem diâmetro maior que a abertura 2 ficarão retidas. Por último, as partículas que passaram pela peneira 2, ou seja, possuem diâmetro menor que a abertura 2, serão direcionadas para a peneira 3 e aquelas que tiverem diâmetro maior que a abertura 3 ficarão retidas e as que tiverem diâmetro menor passarão e ficarão na vasilha.

Ao final nós teremos divido a amostra em 4 parte:

  • Parte 1: Contém as partículas que possuem diâmetro maior que a abertura 1;
$$d_{partícula}>abertura~1$$

  • Parte 2: Contém as partículas que possuem diâmetro menor que a abertura 1, mas maior que a abertura 2;
$$abertura~1~>d_{partícula}>abertura~2$$

  • Parte 3: Contém as partículas que possuem diâmetro menor que a abertura 2, mas maior que a abertura 3;
$$abertura~2~>d_{partícula}>abertura~3$$

  • Parte 4: Contém as partículas que possuem diâmetro menor que a abertura 3.
$$d_{partícula}

Show de bola? Esse foi nosso papo sobe a peneiração química.

Curtiu? Continua com a gente para aprender mais conceitos esclarecedores e arrebentar nas provas!

Conteúdos Complementares

Fórmulas de Sistemas Particulados

Fórmulas da Massa Especifica