Exercícios Resolvidos de Polímeros

Ver Teoria

Enunciado

O peso molecular médio do PET é de aproximadamente 35000 g/mol. Determine o grau de polimerização médio pelo número de moléculas.

Passo 1

Primeiramente é importante lembrarmos a equação para determinar o grau de cristalinidade, que é dada por:

Onde:

Mp: massa molar média do polímero

Mn: massa molar do monômero

Passo 2

Então devemos calcular a massa molar do PET, a fórmula geral do PET é (C10H8O4)n , mas não se preocupe essa informação é facilmente encontrada na bibliografia.

Agora com o uso de uma tabela periódica, devemos determinar a massa de cada elemento que constitui o PET. No caso o carbono (C), hidrogênio (H) e o oxigênio (O).

C:12,01

H: 1,01

O: 16

Como temos 10 moléculas de carbono, 8 de hidrogênio e 4 de oxigênio, é necessário multiplicar a massa de cada pela quantidade de elementos.

M M = 10   × 12,01 + 8 × 1,01 + 4 × 16 = 192,18     g / m o l

Passo 3

Após termos encontrado a massa molar do PET, podemos encontrar o grau de cristalinidade do polímero, através da equação:

N = M p M n

N = 35000 192,18

Resposta

182,12 meros por molécula de PET

Exercícios de Livros Relacionados

Um copolímero aleatório poli(isobutileno-isopreno) apresenta uma massa molar numérica média de 20 0.000g / m o l e um grau de polimerização de 3000. Calcule a fração de unidades repetidas de isobutile
Liste duas características importantes para os polímeros que são usados em aplicações como fibras.
Cite quatro fatores que determinam a técnica de fabricação a ser usada para conformar materiais poliméricos?
Porque os materiais usados para fabricar fibras, que são fiados no estado fundido e depois estirados, devem ser termoplásticos? Cite duas razões.
Explique sucintamente a diferença que existe na química molecular entre os polímeros à base de silicone e outros poliméricos.