Enunciado

Um alvo é constituído de três círculos de raios 1 3 ,   1   e   3 . Tiros dentro do círculo interior valem 4 pontos, dentro do anel seguinte valem 3 pontos, e dentro do anel exterior valem 2 pontos. Tiros fora do alvo valem zero. Seja R a variável aleatória que representa a distância do ponto de impacto ao centro do alvo. Suponha que a fdp de R seja f r = 2 n 1 + r 2 ,   r > 0 . Calcule o valor esperado do escore depois de 5 tiros.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para encontrarmos o valor esperado, ou seja, a esperança. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser relembrar o que o exercício nos deu. Preparado??

f r = 2 n 1 + r 2

S =   4 ,   r < 1 3 3 , 1 3 < r < 1 2 ,   1 < r < 3 0 ,   r > 3

Com essa estrutura de probabilidade, podemos arrumar para botar em função do primeiro valor da distribuição dela. Lembra como faz?? Não?? Vai lá na teoria que eu te esperoaqui...

Achou?? Então me diz aii...

E X = ∑ x p ( x )

E X = ∫ x   f x d x

V X = E X 2 - E X 2

Com isso, podemos começar as nossas contas.

E S = ∫ 8 n 1 + r 2 d r   + ∫ 6 n 1 + r 2 d r + ∫ 4 n 1 + r 2 d r

E S = 13 6  

Passo 3

Pronto!! Agora é só obter nossa esperança!!

E 5 S = 5 E S

5 E S = 65 6

Resposta

5 E S = 65 6

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

No Exercício 3.31, a distribuição do tempo antes de um reparo considerável em uma máquina de lavar era dada por f y = { 1 4 e - y 4 , y ≥ 00 , c a s oc o n t r á r i o á Qual é a média populacional do
A variável aleatória X , que representa o número de erros por cem linhas de um código de software, tem a seguinte distribuição de probabilidade:Usando o teorema 4.2, determine a variância de X .
A proporção de pessoas que respondem a certa solicitação de compras por catálogo é a variável aleatória X , tendo a função de densidade dada no Exercício 4.14. Determine a variância deX .
O lucro de um revendedor, em unidades de $5.000 , com um novo automóvel, é a variável aleatória X que tem a função de densidade dada no Exercício 4.12. Determine a variância deX .
87. Construa um gráfico de probabilidade que permita avaliar a normalidade da distribuição lognormal como um modelo para os dados de precipitação do Exercício 81 (Capítulo 1).