Enunciado

Um canal de comunicacao esta sendo monitorado pelo registro do numero de erros em um conjunto de caracteres(string)de 1000 bits. Dados para 20 desses conjuntos sao fornecidos a seguir. Leia os dados da esquerda para a direita.

  1. Construa um diagrama de ramo e folhas dos dados.
  2. Encontre a media c o desvio-padrao da amostra.
  3. Construa um diagrama de series temporais dos dados.Ha alguma evidencia de que houve um aumento ou diminuiciio no nimero medio de erros cm um conjunto de caracteres?Explique.

Passo 1

Letra a:

Coloque os dígitos das dezenas à esquerda da linha vertical e os dígitos de cada valor de dados à direita da linha vertical.

O diagrama de ramo e folhas é:

Passo 2

Letra b:

A média é a soma de todos os valores dividida pelo número de valores:

x - = 0 + 0 + 0 + 1 + 1 + 1 + … + 3 + 3 + 3 + 4 20 ≈ 1.7

n é o número de valores no conjunto de dados.

n = 20

A variância é a soma dos desvios quadrados da média dividida por n - 1. O desvio padrão é a raiz quadrada da variância:

s = ( 0 - 1.7 ) 2 + … . + ( 4 - 1.7 ) 2 20 - 1 ≈ 1.1743

Passo 3

Letra c

Diagrama de séries temporais

A unidade de tempo está no eixo horizontal e o número de molas helicoidais não conformes está no eixo vertical. Conecte os pontos em vezes consecutivas com uma linha reta.

Não há evidências de que houve um aumento ou diminuição no número de erros em uma string, porque o gráfico de dispersão não parece inclinar para cima ou para baixo em geral.

Resposta

  1. Veja o diagrama de ramo e folha
  2. Média da amostra: 1.7
  3. Desvio padrão da amostra: 1.1743
  4. Não
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um processo de fabricação de semicondutores por deposição química de vapor (DQV), a espessura do metal foi medida em 30 pastilhas obtidas ao longo de aproximadamente duas semanas. Os dados são most
Reconsidere o exercício 16-16. As especificações da viscosidade são 500 ± 25 . Calcule as estimativas das razões da capacidades de processo,R C PeR C P i , para esse processo e forneça uma interpretaç
Reconsidere o exercício 16-7. Usando as estimativas do processo, qual será o nível de fração defeituosa se as especificações forem 10 ± 5m m ? Estime R C P e interprete essa razão.
Vinte medidas sucessivas de dureza são feitas em uma liga metálica, sendo os dados mostrados na seguinte tabela.a)Usando todos os dados, calcule os limites tentativas de controle para os gráficos das
Reconsidere o exercício 16-4(a). Considerando que ambos os gráficos exibam controle estatístico e que as especificações de processo sejam 20 ± 5 , estime R C P e R C P i e interprete essas razões.