Enunciado

Decidiu-se investigar a distribuição dos profissionais com nível universitário em duas regiões, A e B . As informações pertinentes foram obtidas e encontram-se no quadro abaixo, expressas em salários mínimos. Esboce a distribuição (histograma alisado) dos salários de cada região, indicando no gráfico as medidas apresentadas no quadro. Faça também uma descrição rápida das principais diferenças observadas nos gráficos.

Passo 1

Bom galera, vamos começar esboçando diagramas das distribuições, primeiro para os dados da região A :

E para a região B :

Passo 2

Belezinha, então a gente nota uma clara diferença na variabilidade e na simetria, pois na região B a gente nota maior variabilidade e uma assimetria.

Resposta

R e g i ã o   B   é   a s s i m e t r i c a   e   c o m   m a i o r   v a r i a b i l i d a d e .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Construa histogramas com 8 e 16 intervalos de classe para os dados do exercício 6.15. Compare os histogramas. Os dois histogramas apresentam informação similar?
Construa um histograma para os dados de altura das alunas do exercício 6.22.
Construa um histograma para os dados de consumo de energia do exercício 6.21
Construa um histograma para os dados de resistência da solda de ponto do exercício 6.23. Comente sobre a forma do histograma. Ele contém a mesma informação que o diagrama de Ramo e folhas?
Construa histogramas com 8 e 16 intervalos de classe para os dados do exercício 6.16. Compare os histogramas. Os dois histogramas apresentam informação similar?