Enunciado

Nos exercícios 35 a 42, determine se o valor numérico é um parâmetro ou uma estatística. Explique seu raciocínio.

40. Os registros de eleitores mostram que 78% de todos os eleitores em um distrito são registrados como democrata

Passo 1

O primeiro passo para determinar se um valor numérico é um parâmetro ou uma estatística é relembrar a definição de cada um deles:

Um parâmetro é a descrição numérica de uma característica populacional. Ou seja, um parâmetro é um valor numérico que afirma algo sobre toda a população em estudo. O valor de um parâmetro é um número fixo.

Uma estatística é a descrição numérica de uma característica amostral. Ou seja, uma estatística é um valor numérico que afirma algo sobre uma amostra. uma vez que uma estatística depende de uma amostra, o valor de uma estatística pode variar de amostra para amostra.

Logo, parâmetro é uma descrição numérica de uma característica populacional. Uma estatística é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Passo 2

O segundo passo é relembrar a definição de amostra e de população, pois os conceitos de parâmetro e estatística estão relacionados a população e amostra respectivamente.

Então, temos que população é a coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

E, uma amostra é um subconjunto ou parte de uma população.

Passo 3

Partindo para analisar a frase, vemos que o valor numérico 78% trata-se de um parâmetro, pois é uma característica populacional, dado que faz menção a todos os eleitores de um distrito.

Resposta

Parâmetro, pois o valor numérico 78% é uma característica populacional, de todos os eleitores.