Enunciado

Nos exercícios 35 a 42, determine se o valor numérico é um parâmetro ou uma estatística. Explique seu raciocínio.

36. Uma pesquisa com 2.514 membros do conselho de faculdades descobriu que 38% acham que a educação superior tem custo justo relativamente ao seu valor. (Fonte: Association of Governing Boards of Universities and Colleges.)

Passo 1

O primeiro passo para determinar se um valor numérico é um parâmetro ou uma estatística é relembrar a definição de cada um deles:

Um parâmetro é a descrição numérica de uma característica populacional. Ou seja, um parâmetro é um valor numérico que afirma algo sobre toda a população em estudo. O valor de um parâmetro é um número fixo.

Uma estatística é a descrição numérica de uma característica amostral. Ou seja, uma estatística é um valor numérico que afirma algo sobre uma amostra. uma vez que uma estatística depende de uma amostra, o valor de uma estatística pode variar de amostra para amostra.

Logo, parâmetro é uma descrição numérica de uma característica populacional. Uma estatística é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Passo 2

O segundo passo é relembrar a definição de amostra e de população, pois os conceitos de parâmetro e estatística estão relacionados a população e amostra respectivamente.

Então, temos que população é a coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

E, uma amostra é um subconjunto ou parte de uma população.

Passo 3

Partindo para analisar a frase, podemos dizer que o valor numérico 38% trata-se de estatística, pois não se menciona na questão que 2514 é o número total de membros do conselho de faculdades, então, pressupõe-se que essa é uma amostra, e o valor numérico que trata de amostra é denominado estatística.

Resposta

Estatística, 38% refere-se a amostra de 2514 membros do conselho de faculdades.

Exercícios de Livros Relacionados

Nos exercícios 15 a 20, determine o nível de mensuração dos conjuntos de dados. Explique seu raciocínio.Seriados de comédia Os anos em que um programa de televisão da ABC ganhou o prêmio Emmy de melho
Análise gráfica Nos exercícios de 21 a 24, determine o nível de mensuração dos dados listados nos eixos horizontal e vertical dos gráficosQuão sério é o problema do aquecimento global?
Classificando dados por tipo e nível Nos exercícios 27 a 32, determine se os dados são qualitativos ou quantitativos e o nível de mensuração.Discos Os cinco álbuns mais vendidos de 2012 estão listados
Nos exercícios 15 a 20, determine o nível de mensuração dos conjuntos de dados. Explique seu raciocínio.Futebol Os números das camisas dos jogadores de um time de futebol estão listados a seguir. 5, 9
Classificando dados por tipo Nos exercícios 7 a 14, determine se os dados são qualitativos ou quantitativos. Explique seu raciocínio.Respostas em uma pesquisa de opinião.