Nos exercícios 19 e 20, determine se o estudo é observacional ou um experimento.

19. Pesquisadores conduzem um estudo para determinar se uma droga usada para tratar hipotireoidismo funciona melhor quando ministrada pela manhã ou antes de dormir. Para realizar o estudo, 90 pacientes receberam uma pílula para tomar pela manhã e outra à noite (uma contendo a droga e outra um placebo). Após 3 meses, os pacientes são instruídos a trocar as pílulas. (Fonte: J A M A Internal Medicine.)

Salve, fera! Tudo bem? Vamos encarar essa questão! Ela é bem simples.

Veja bem, pelo enunciado do problema podemos constatar o seguinte:

- Uma droga foi ministrada nos pacientes;

- Para os pesquisadores demonstrarem uma melhora dos pacientes, foi necessário comparar os seus dados médicos com outros pacientes, que tomaram a droga em horários diferentes ou que não receberam o mesmo tratamento.

Isso caracteriza exatamente um estudo experimento, pois ao realizar um experimento, um tratamento é aplicado em uma parte da população, chamada de grupo de tratamento, e as respostas são observadas.

Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!

Experimento.