Enunciado

Se o lucro de um revendedor, em unidades de $5.000, sobre um novo automóvel pode ser visto como a variável aleatória X, tendo função de densidade

f x =   2 ( 1 - x ) ,     0 < x < 1 0 ,     c a s o   c o n t r á r i o    

Determine o lucro médio por automóvel.

Passo 1

Não sei vocês, mas sempre que vejo uma função dada por condições, como essa acima, eu me tremo todo! Mas vamos com calma, que com certeza, não passa de um sustinho de leves!

Vamos pensar um pouco.

O enunciado nos dá uma variável aleatória X, que é o lucro de um revendedor de carros em cima de unidades de $5.000, ao avaliar a função densidade de probabilidade, concluímos que esta variável é continua.

Hm! Função densidade de probabilidade, lucro médio... isso me lembra uma fórmula mágica.

E X = ∫ - ∞ ∞ x f x d x

Onde E(X) é o valor esperado da nossa variável aleatória X, opa! Isso parece ajudar, vamos definir cada termo e ver se conseguimos prosseguir!

Passo 2

Se definirmos a nossa variável aleatória X, como o lucro por automóvel vendido, uma correlação entre E(X) e o valor da venda nos dará exatamente o lucro médio por automóvel, para isso, basta multiplicar o valor obtido em E(X) e multiplicar pelo valor da venda, que é exatamente o pedido do enunciado.

Agora que temos isso definido, vamos integrar!

E X = ∫ - ∞ 0 x f ( x ) d x + ∫ 0 1 x f ( x ) d x + ∫ 1 ∞ x f ( x ) d x

Agora, voltamos e analisamos a função f ( x ) , função densidade de probabilidade, e concluímos que f ( x ) só assume valor diferente de 0 para 0 < x < 1 .

Passo 3

Logo, ficamos com a seguinte expressão:

E X = ∫ - ∞ 0 0 x d x + ∫ 0 1 2 x 1 - x d x + ∫ 1 ∞ 0 x d x

Resolvendo essa integral, separando a integral do meio em duas integrais, temos:

E X = ∫ 0 1 2 x d x - ∫ 0 1 2 x 2 = 2 x 2 2 1 0 - 2 x 3 3 1 0 = 1 - 2 3 = 1 3

O lucro médio, portanto, é $ 5000 1 3 = $ 1,667.67 .

Resposta

O lucro médio por venda de veículo é $ 1,667.67 .

Exercícios de Livros Relacionados

O lucro de um revendedor, em unidades de $5.000 , com um novo automóvel, é a variável aleatória X que tem a função de densidade dada no Exercício 4.12. Determine a variância deX .
87. Construa um gráfico de probabilidade que permita avaliar a normalidade da distribuição lognormal como um modelo para os dados de precipitação do Exercício 81 (Capítulo 1).
85. Construa um gráfico de probabilidade normal para os dados de propagação de trincas por fadiga do Exercício 39 (Capítulo 1). Parece plausível que a vida da propagação tenha distribuição normal? Exp
81. O gráfico de probabilidade normal a seguir foi construído a partir de uma amostra de 30 leituras de tensão na malha de pontos de tubos de vídeo usados em monitores de computadores. Parece plausíve
84. O artigo “A Probabilistic Model of Fracture in Concrete and Size Effects on Fracture Toughness” (Magazine of Concrete Res., 1996, p. 311-320) fornece argumentos que explicam por que a distribuição