Enunciado

Privação de sono

Um pesquisador quer estudar os efeitos da privação de sono nas habilidades motoras. Dezoito pessoas foram voluntárias para o experimento: Jake, Maria, Mike, Lucy, Ron, Adam, Bridget, Carlos, Steve, Susan, Vanessa, Rick, Dan, Kate, Pete, Judy, Mary e Connie. Use um gerador de números aleatórios para escolher nove indivíduos para o grupo de tratamento. Os outros nove farão parte do grupo controle. Liste os indivíduos em cada grupo. Diga qual método foi utilizado para gerar os números aleatórios.

Passo 1

Da forma como a questão é pedida podemos ter várias respostas dependendo do método utilizado para a geração dos números aleatórios, porém, o primeiro passo a se realizar é numerar os indivíduos de 1 a 18 em uma ordem qualquer, que pode ser inclusive a mencionada na questão como tabelado a seguir:

Passo 2

Usando uma calculadora científica pode-se gerar números aleatórios entre 0 e 1, com os comandos shift + Ran# + =. Os valores obtidos podem ser multiplicados pelo limite superior do seu conjunto numérico (Nesse caso o 18) e o resultado é arredondado para o inteiro mais próximo. Devemos notar que este experimento é sem reposição, e caso haja alguma repetição um novo número deve ser sorteado. Os números obtidos foram:

Passo 3

As duas repetições não serão utilizadas na nossa amostra, então deve-se selecionar mais dois números que não repitam os resultados:

Passo 4

Dessa forma temos os seguintes grupos:

Esse método é trabalhoso porque exige o uso do mecanismo de geração para cada indivíduo da amostra requerida, sendo útil apenas para amostras de tamanho reduzido. O problema da repetição pode ser resolvido fazendo um sorteio sem reposição, onde a cada indivíduo selecionado o conjunto é reduzido em uma unidade.

Resposta

Varia de acordo com o método escolhido e o conjunto de números aleatórios gerado.

Exercícios de Livros Relacionados

Verdadeiro ou falso? Nos exercícios 3 a 6, determine se a afirmação é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.Dados no nível de razão não podem ser ordenados.
Nível nominal de mensuraçãoIdentifique se há coluna(s) na tabela com dados no nível nominal.
Verdadeiro ou falso? Nos exercícios 3 a 6, determine se a afirmação é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.Mais tipos de cálculos podem ser realizados com dados
Percentagem amostral Qual percentagem do número total de domicílios americanos com televisão é usada na amostra da Nielsen?
Verdadeiro ou falso? Nos exercícios 3 a 6, determine se a afirmação é verdadeira ou falsa. Se for falsa, reescreva-a de forma que seja verdadeira.Para os dados no nível intervalar, você não pode calcu