Volatilidade

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova!

Quando uma substância no estado líquido passa para o estado gasoso dizemos que ela sofreu o processo de vaporização. Essa evaporação é um processo natural, que acontece com o tempo, mesmo em temperaturas menores que a temperatura de ebulição da substância.

Se a gente derramar um pouco de água na mesa e, esperar a água evaporar ao invés de pegar um pano e secar, vai demorar bastante tempo, você vai aprender vários conteúdos irados com o Responde Aí, vai comer, tomar banho, cochilar um pouco e quando você voltar a água ainda vai estar ali. Mas, se você passar um pouco de álcool gel na mão, o que é muito importante para desinfectar a mão, principalmente em tempos de pandemia de coronavírus, ele some da sua mão em segundos. Parece que o álcool vaporiza mais fácil que a água, não é?

É exatamente isso, o álcool tem maior facilidade de evaporar do que a água e a nossa querida volatilidade mede essa facilidade de vaporização da substância. Dizemos que o álcool é mais volátil do que a água.

Não existe uma fórmula para calcular a volatilidade da substância, mas podemos relacionar ela com a pressão de vapor. Pressão de vapor? QUE?

Sabe aquela garrafa de água que você deixou o dia inteiro em cima da mesa? A água ali vai evaporando aos poucos até que se atinge um equilíbrio entre o líquido e o vapor d'água. A pressão de vapor é a pressão que o gás exerce quando ele está nesse equilíbrio dinâmico com a fase líquida. Se um líquido tem essa pressão de vapor alta, isso quer dizer que no equilíbrio as moléculas "preferem" ficar na fase gás, então ele evapora mais fácil, consequentemente é mais volátil, resumindo:

Essa relação é ótima, porque a pressão de vapor de um líquido a gente consegue descobrir através de experimentos em laboratórios, e a partir daí podemos comparar a volatilidade de dois líquidos, o que tem maior pressão de vapor é mais volátil e o que tem menor é menos volátil.

Esse é o conteúdo que temos para hoje, mas você não precisa parar aqui, continua sua rotina de estudos conferindo nossos conteúdos. Temos um assunto sobre Equilíbrios Físicos que pode ser bem útil para você, pois tem muita relação com a volatilidade. Não deixa de conferir 😉

Conteúdos Complementares