Coeficiente de Solubilidade

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

As soluções possuem dois elementos: o solvente, o componente que está em maior quantidade e vai solubilizar o soluto e, o soluto, o componente que está em menor quantidade e vai ser envolvido pelas moléculas de solvente.

Imagina que temos um copo de água com açúcar, nesse caso temos a água como solvente, pois está em maior quantidade e o açúcar como soluto, porque só colocamos um pouquinho de açúcar né, pra não ficar diabético hahaha.

O que acontece se colocarmos muito, muito açúcar? Nós vamos conseguir ver os grãos de açúcar lá no fundo do copo. Isso acontece porque existe uma capacidade máxima de soluto que o solvente consegue englobar, se a gente coloca mais soluto do que essa capacidade esse soluto em excesso não irá se dissolver.

E até que enfim chegamos no que realmente interessa, o coeficiente de solubilidade. Esse coeficiente é exatamente a quantidade máxima de soluto que uma certa quantidade de solvente consegue envolver, dado uma temperatura específica.

O coeficiente de solubilidade é normalmente expresso em g d e s o l u t o / 100 g d e s o l v e n t e ou g d e s o l u t o / g d e s o l u ç ã o .

O coeficiente de solubilidade é específico para cada soluto e depende do solvente e da temperatura. Um mesmo soluto possui coeficientes de solubilidade diferentes quando consideramos solventes diferentes. Por exemplo, o N a C l , o famoso sal de cozinha, é solúvel em água, mas é quase insolúvel em acetona, ou seja, a quantidade de sal que conseguimos colocar na água é muito maior do que a quantidade que conseguimos colocar na acetona, logo o coeficiente de solubilidade do N a C l na água é maior do que o na acetona, sacou?

Outra coisa que devemos ficar atentos é com a temperatura. Normalmente, quanto maior a temperatura mais soluto conseguimos dissolver em um mesmo solvente, em outras palavras, normalmente o coeficiente de solubilidade aumenta com o aumento da temperatura.

Não se preocupa em calcular ou gravar esses coeficientes, beleza? Eles são valores tabelados que serão fornecidos para você caso precise.

Podemos ainda classificar as soluções de acordo com a quantidade de soluto presente. Dizemos que a solução é saturada quando a quantidade de soluto é exatamente a máxima que o solvente aguenta naquela temperatura, e dizemos que a solução é insaturada quando temos uma quantidade de solvente menor que o coeficiente de solubilidade, show de bola?

Curtiu esse conceito? Continua aqui com a gente para muito mais aprendizados =)

Conteúdos Complementares

Conceitos de Equilíbrios Físicos

Lei de Henry Volatilidade Evaporação