Força das Bases

Resumo

Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Quando estudamos química, em algum momento começamos a estudar as funções inorgânicas. Nesse assunto aprendemos a identificar os ácidos, bases, óxidos e sais. Nessa página estaremos interessados em entender como podemos classificar as bases quanto a sua força.

As bases são substâncias que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando seu hidróxido $(OH^-)$. A força da base é medida de acordo com a sua capacidade de liberar íons. Classificamos as bases majoritariamente entre bases fortes ou bases fracas.

As bases fortes são aquelas que são capazes de liberar mais íons. Enquanto que as bases fracas são aquelas que liberam poucos íons. Mas como eu vou saber o que são muitos íons e o que são poucos íons? Bom vamos ver a seguir:

Bases Fortes

As bases fortes são aquela que o radical ligado ao hidróxido, são da família $IA$ e $IIA$ (excluindo o berílio e o magnésio). Além disso as bases fortes possuem um grau de dissociação superior a 5%. Podemos calcular o grau de dissociação ($\alpha$) com a fórmula:

$$\alpha = \frac{\text{número de íons dissociados}}{\text{número de íons total na molécula}}$$

Bases Fracas

Por outro lado as bases fracas apresentam um grau de dissociação menor que 5% ou se elas não possuem elementos das famílias dos metais alcalinos ou metais alcalino terrosos.

Confira o nosso site, para encontrar todo o conteúdo de Química necessário para você seguir confiante nesse semestre temos exercícios resolvidos, conteúdo em vídeo, aulões e muito mais.

Conteúdos Complementares