Enunciado

102. Quais dos seguintes pares de elementos não tem uma relação diagonal: (a) Ba e Al; (b) As e Sn; (c) Ga e Sn?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para resolver essa questão temos que lembrar que a relação diagonal consiste numa relação da Tabela Periódica na quais certos elementos do segundo período têm uma grande semelhança química com os seus vizinhos na diagonal do grupo seguinte no terceiro período.

Passo 2

Letra (a)

O par de elementos Ba e Al exibem uma relação diagonal.

Passo 3

Letra (b)

O par de elementos As e Sn não exibe uma relação diagonal.

Passo 4

Letra (c)

O par de elementos Ga e Sn exibem uma relação diagonal.

Resposta

Assim, entre os pares, apenas o par (b) As e Sn não exibe uma relação diagonal

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o elemento que tem átomos com 74 nêutrons e número de massa 127 e determine o número de seu grupo na Tabela Periódica. O elemento é um metal, um não metal ou um metaloide?
Identifique o elemento que tem átomos com 118 nêutrons e número de massa 200 e determine o número de seu grupo na Tabela Periódica. O elemento é um metal, um não metal ou um metaloide?
Diga qual é o átomo mais volumoso em cada um dos seguintes pares:(a) flúor, nitrogênio(b) potássio, cálcio(c) gálio, arsênio(d) cloro, iodo
Diga qual é o átomo mais volumoso em cada um dos seguintes pares:(a) telúrio, estanho(b) silício, chumbo(c) cálcio, rubídio(d) germânio, oxigênio
15.25- Explique por que o lítio difere dos outros elementos do Grupo 1 em suas propriedades físicas e químicas. Dê dois exemplos para apoiar a sua explicação.