Enunciado

15.25- Explique por que o lítio difere dos outros elementos do Grupo 1 em suas propriedades físicas e químicas. Dê dois exemplos para apoiar a sua explicação.

Passo 1

O lítio é típico de um elemento que é cabeça de seu grupo, no sentido de que ele é significativamente diferente de seus congêneres. A diferença vem, em parte, do pequeno tamanho do cátion L i + , que lhe dá um forte poder polarizante e, consequentemente, tendência a formar ligações de alto caráter covalente. Outra conseqüência do pequeno tamanho do íon lítio é a forte interação íon-dipolo, que faz com que muitos sais de lítio sejam hidratados em água. Além disso, o lítio tem relação diagonal com o magnésio e é encontrado em minerais de magnésio, nos quais, substitui o íon magnésio.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O Capítulo 15 foi organizado em grupos. Discuta se seria útil organizar os elementos de acordo com o período e dê exemplos das tendências úteis que poderiam ser reveladas por esse caminho.
Explique por que o tamanho dos átomos de silício não permite que o silício tenha uma estrutura análoga à da grafita.
Use programas para lançar em gráfico o potencial padrão em função do número atômico dos elementos dos Grupos 1 e 2 (use o Apêndice 2B para obter os dados). (b) Que generalizações podem ser d
Os metais de transição ferro, cobre e magnésio foram cátions com diversos estados de oxidação. Esta é a razão de eles serem encontrados em muitas oxirredutases e em diversas proteínas da fosforilação
Dê a configuração eletrônica no estado fundamental do (a) H2- (b) N2 e (c) O2