Enunciado

129. Abaixo, está representada a reação entre um átomo de sódio e um átomo de cloro. Identifique cada elemento e íons formados e explique seu raciocínio.

Passo 1

O átomo de sódio e cloro reagem para formar cátion sódio +1 e ânion cloreto -1. A equação para a reação é a seguinte:

N a + C l → N a + + C l -

Como o sódio e o cloro estão no mesmo período 3 e nos grupos 1 e 17, respectivamente, o tamanho do sódio é maior que o do átomo de cloro.

Como a esfera B é maior que a esfera A, a esfera A representa o átomo de cloro e a esfera B representa o átomo de sódio.

Passo 2

Quando os elétrons são removidos de um átomo, a diminuição da repulsão elétron-elétron faz com que o tamanho do íon positivo seja menor que o seu átomo. Assim, enetre Na e Na+ , a partícula mair é Na.

Quando elétrons são adicionados a um átomo, a repulsão mútua aumentada entre eles faz com que o tamanho dos íons negativos seja maior que seus átomos. Então, entre Cl e Cl- , a partícula maior é Cl-.

Como a esfera C é maior e a esfera D é de tamanho semelhante em comparação a esfera A que representa o átomo de cloro, a esfera C representa o Cl- íon maior.Além disso, a esfera D restante, que é menor que a esfera B (representando Na, representa Na+.

Resposta

Explicacao em texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

88. Coloque cada um dos seguintes conjuntos de elementos na ordem decrescente de raio atômico. Explique sua escolha. (a) Bromo, cloro, iodo; (b) gálio, selênio, arsênio;(c) cálcio, potássio, zinco;(d)
89. Coloque os seguintes íons na ordem crescente do raio iônico: S2-, Cl-, P3-.
93. Coloque cada um dos seguintes conjuntos de elementos na ordem decrescente de energia de ionização. Explique sua escolha. (a) Selênio, oxigênio, telúrio; (b) ouro, tântalo, ósmio; (c) chumbo, bário
92. Qual dos íons de cada par tem provavelmente a menor segunda energia de ionização: (a) Ca ou Mg; (b) Mg ou Na; (c) Al ou Na?
128. Abaixo, está representada a reação entre um átomo de magnésio e um átomo de oxigênio. Identifique cada elemento e íons formados e explique seu raciocínio,