Enunciado

89. Coloque os seguintes íons na ordem crescente do raio iônico: S2-, Cl-, P3-.

Passo 1

Como as espécies em questão são isoeletrônicas, ou seja, apresentam a mesma quantidade de elétrons, podemos nos basear na ´´regra´´ utilizada para o raio atômico do átomo no estado fundamental.

As três espécies S2-, Cl-, P3- pertencem ao mesmo período da tabela periódica. Deste modo, vamos olhar para o número atômico. Quanto maior o número atômico, maior o número de prótons, maior atração do núcleo com o elétron de valência e menor raio atômico.

Vamos lá!

Passo 2

Enttão temos que olhar para o número atômico de cada espécie. Quanto maior o número atômico, menor será o raio. Colocando em ordem crescente temos:

R i C l - < R i S 2 - < R i P 3 -

Resposta

R i C l - < R i S 2 - < R i P 3 -

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o isótopo que têm átomos com117 nêutrons, 77 prótons e 77 elétrons;12 nêutrons, 10 prótons e 10 elétrons;28 nêutrons, 23 prótons e 23 elétrons.
Identifique o isótopo que têm átomos com106 nêutrons, 76 prótons e 76 elétrons;30 nêutrons, 28 prótons e 28 elétrons;21 nêutrons, 20 prótons e 20 elétrons.
Que características têm em comum os átomos de argônio-40, potássio-40 e cálcio-40?Em que eles são diferentes? (Pense nos números e tipos de partículas subatômicas).
Que características têm em comum os átomos de manganês-55, ferro-56 e níquel-58?Em que eles são diferentes? (Pense nos números e tipos de partículas subatômicas).
Explique, a partir da estrutura, porque a água e o peróxido de hidrogênio têm propriedades físicas semelhantes, porém propriedades químicas diferentes.