Enunciado

13.56- O anodo de uma célula eletrolítica foi construído com (a) Cr; (b) Pt; (c) Cu; (d) Ni. Determine se a oxidação do eletrodo ou da água ocorrerá no anodo quando o eletrólito for uma solução de 1 mol de íons dos metais oxidados, em pH = 7.

Passo 1

Para resolver essa questão temos que comparar os potenciais de oxidação água com os demais metais, aquele que tiver o maior potencial de oxidação será oxidado no anodo.

Passo 2

a)Cr / Cr2+ E° = 0,740 V

O potencial de oxidação da água é de -0,82 V. Logo, o cromo irá se oxidar no anodo.

Passo 3

b)Gente, nessa questão nós nem precisamos do potencial da platina. Muitas vezes a platina é usada como eletrodo em uma pilha, por exemplo. Isso quer dizer que a platina se oxida muito dificilmente, logo a água irá sofrer oxidação nesse caso.

Passo 4

c)Cu / Cu2+ E° = -0,34 V

O potencial de oxidação da água é de -0,82 V. Logo, o cobre irá se oxidar no anodo.

Passo 5

d)Ni / Ni2+ E° = -0,34 V

O potencial de oxidação da água é de -0,82 V. Logo, o níquel irá se oxidar no anodo.

Resposta

a)Cromo

b)Água

c)Cobre

d)Níquel

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13.65- Uma corrente igual a 15,0 a depositou por galvanização 50,0 g do metal háfnio em 2,00 h a partir de uma solução em água. Qual o número de oxidação do háfnio na solução ?
13.55- As soluções de (a) Mn2+; (b) Al3+; (c) Ni2+; (d) Au3+, em concentrações 1 mol/L em água, são eletrolisadas em pH = 7. Qual é a espécie reduzida no catodo o íon do metal ou água ?
13.64- Uma amostra de 4,9 g de manganês foi produzida, a partir de uma solução de nitrato de manganês em água, quando uma corrente de 350 mA foi aplicada por 13,7 h. Qual o número de oxidação do manga
13.54- Uma solução 1 MK B r (aq) sofreu eletrólise em eletrodos inertes. Escreva (a) a reação do catodo; (b) a reação do anodo. (c) Imaginando nenhum sobrepotencial ou apassivamento nos eletrodos, qua