Enunciado

13.85- (a) Sugira dois metais que possam ser usados para a proteção catódica de uma tubulação de titânio.(b) Que fatores, além da posição relativa na série eletroquímica, devem ser considerados na prática ? (c) Algumas vezes as tubulações de cobre em residências são ligadas a canos de ferro. Qual é o possível efeito do cobre sobre os canos de ferro ?

Passo 1

a)Gente, a proteção catódica é uma técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica, tornando-a o catodo de uma célula eletroquímica. Um método simples de proteção conecta o metal a ser protegido a um “metal de sacrifício” mais facilmente corrosível para atuar como o ânodo.

Então os metais que nós temos que escolher para proteger o titânio são aqueles que tem potenciais de redução baixo, menores do que o do titânio, para dessa forma oxidarem.

Alumínio e o magnésio, por exemplo, tem um potencial de redução menor que o do titânio.

T i 2 + /   T i ,   E ° =   - 1,63   V

M g 2 + /   M g ,   E ° =   - 2,36   V

A l 3 + /   A l ,   E ° =   - 1,66   V

Passo 2

b)Custo, disponibilidade e toxidez dos produtos no ambiente.

Passo 3

c)Como o ferro tem um potencial de redução menor que o do cobre, ele poderia oxidar, agir como anodo de uma célula eletroquímica se o C u + o u   C u 2 + estiverem presentes.

Resposta

a)Mg e Al.

b) Custo, disponibilidade e toxidez dos produtos no ambiente.

c) Como o ferro tem um potencial de redução menor que o do cobre, ele poderia oxidar, agir como anodo de uma célula eletroquímica se o C u + o u   C u 2 + estiverem presentes.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13.86-(a) Será que o alumínio pode ser usado na proteção catódica de um tanque de aço de armazenamento subterrâneo ? (b) Qual dos metais zinco, prata, cobre ou magnésio não pode ser usado como anodo d