Enunciado

13.86-(a) Será que o alumínio pode ser usado na proteção catódica de um tanque de aço de armazenamento subterrâneo ? (b) Qual dos metais zinco, prata, cobre ou magnésio não pode ser usado como anodo de sacrifício em uma tubulação de ferro enterrada ? Explique.

Passo 1

a)Para o alumínio ser usado como proteção catódica para o ferro ele tem que ter um potencial de redução menor que o do ferro, ou seja, ele tem que ser um melhor agente reduto.

O potencial do ferro é de -0,04 V e o do alumínio é de -1,66 V. Isso quer dizer que o alumínio pode ser usado como anodo de sacrifício.

Passo 2

b)Nem a prata nem o cobre podem ser usados como anodos de sacrifício para proteger o ferro, pois estes tem um potencial de redução maior que o do ferro. Isso quer dizer que por comparação esses metais são agentes redutores fracos, portanto, ao invés de fornecerem elétrons ao ferro para a redução do oxigênio, eles também tirariam elétrons do ferro para reduzirem.

Resposta

a)Sim

b)Prata e cobre.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13.85- (a) Sugira dois metais que possam ser usados para a proteção catódica de uma tubulação de titânio.(b) Que fatores, além da posição relativa na série eletroquímica, devem ser considerados na prá