Enunciado

13.8-O hidrogenofosfito de ferro (II), FeHPO3, é oxidado por íons hipoclorito em solução básica. Os produtos são íons cloreto, íons fosfito e hidróxido de ferro (III). Escreva a equação balanceada de cada meia-reação e a equação da reação total.

Passo 1

Vamos identificar mais especificamente quais espécies estão sofrendo oxirredução.

Reagentes: O hidrogenofosfito de ferro (II) é formado pelos íons Fe2+ e HPO32-, que está reagindo com íons hipoclorito (ClO-, composto onde o cloro possui número de oxidação +1).

Produtos: São formados íons cloreto (Cl-), íons fosfito (PO33-), e hidróxido de ferro (III) (Fe(OH)3, formado por íons Fe3+ e OH-).

Analisando o número de oxidação dos elementos, percebemos que temos Fe2+indo a Fe3+, e Cl+indo a Cl-. Assim, o ferro está oxidando e o cloro está reduzindo.

Passo 2

Vamos agora escrever a primeira semi-reação, podemos começar pela do hidrogenofosfito de ferro (II). Esse reagente é o que será responsável pela formação dos íons cloreto e íons fosfito, portanto eles estarão nos produtos da reação:

FeHPO3 Fe(OH)3+PO33-

Agora devemos balancear a equação. É comum começarmos pelos metais e ametais, e deixar o oxigênio e hidrogênio pro final.

Metais: Nesse caso, temos apenas o ferro, e temos um de cada lado então está balanceado.

Ametais: Temos o fósforo, temos um de cada lado, então está balanceado.

Oxigênio: Temos 3 do lado esquerdo e 6 do lado esquerdo, então vamos adicionar 3 moléculas de H2O do lado esquerdo.

FeHPO3+ 3H2O Fe(OH)3+PO33-

Hidrogênio: Temos agora 7 do lado esquerdo e 3 do lado direito. Para balancear o hidrogênio, o método depende da acidez/basicidade do meio; para meio ácido, adicionamos íons H+ao lado deficiente; para meio básico, adicionamos quantidades iguais de H2O ao lado deficiente eOH-ao lado oposto (adicionamos quantidades iguais para não desbalancear o oxigênio). O enunciado afirma que o meio é básico, então utilizaremos o segundo método. Como faltam 4 hidrogênios ao lado direito, adicionaremos 4 moléculas de água ao lado deficiente e 4 moléculas de hidroxila ao lado oposto:

FeHPO3+ 3H2O + 4OH- Fe(OH)3+PO33-+ 4H2O

Observe que agora temos água de ambos os lados da reação, então devemos “cortar”, removendo-as do lado que contém menos e subtraindo do lado que contém mais:

FeHPO3 + 4OH- Fe(OH)3+PO33-+ H2O

Assim, completamos o balanço de massa da equação. Entretanto, sabemos que é uma equação de oxirredução, então é necessário balancear também as cargas.

Do lado esquerdo, temos 4 cargas negativas (relativas às hidroxilas); do lado direito, temos 3 cargas negativas (relativas ao íon fosfito). Assim, adicionaremos um elétron, que possui carga negativa, ao lado direito:

FeHPO3 + 4OH- Fe(OH)3+PO33-+ H2O + e-

Isso faz sentido, pois como analisamos no início, vemos que o ferro está oxidando, ou seja, perdendo elétrons, por isso o elétron está com os produtos, ou seja, está sendo liberado pelo ferro.

Assim, está completa a primeira semi-reação.

Passo 3

Vamos agora escrever a segunda semi-reação, relativa ao íon hipoclorito. Esse reagente será responsável pela formação dos íons cloreto, portanto eles estarão nos produtos da reação:

ClO- Cl-

Agora devemos balancear a equação. É comum começarmos pelos metais e ametais, e deixar o oxigênio e hidrogênio pro final.

Metais: Não há.

Ametais: Temos um cloro de cada lado, portanto está balanceado.

Oxigênio: Temos um do lado esquerdo e nenhum do lado direito, portanto adicionaremos uma molécula de água ao lado direito:

ClO- Cl-+ H2O

Hidrogênio: Temos 2 do lado direito e nenhum do lado esquerdo. Novamente, como o meio é básico, adicionaremos 2 moléculas de água ao lado esquerdo e 2 hidroxilas ao lado direito:

ClO- + 2H2O Cl-+ H2O + 2OH-

Novamente, “cortaremos” moléculas de água, pois estão em ambos os lados da reação:

ClO- + H2O Cl- + 2OH-

Agora, balancearemos as cargas: Temos uma carga negativa do lado esquerdo, relativa ao íon hipoclorito, e 3 cargas negativas do lado direito, uma relativa ao íon cloreto e outras duas relativas às hidroxilas. Assim, adicionaremos dois elétrons do lado esquerdo.

ClO- + H2O + 2e- Cl- + 2OH-

Sabemos que o cloro está se reduzindo, ou seja, ganhando elétrons, então novamente, a reação faz sentido.

Passo 4

Agora, para encontrar a reação global (ou reação total), basta igualarmos os números de elétrons perdidos ao número de elétrons ganhos, e somarmos as duas reações, “cortando” o que estiver em ambos os lados.

Na primeira semi-reação, vimos que estava sendo perdido um elétron apenas, enquanto na segunda, estão sendo ganhos 2. Para igualar, multiplicaremos a primeira semi-reação por 2:

2FeHPO3 + 8OH- 2Fe(OH)3+2PO33-+ 2H2O + 2e-

Agora, podemos somar com a segunda semi-reação:

2FeHPO3 + 8OH- 2Fe(OH)3+2PO33-+ 2H2O + 2e-

ClO- + H2O + 2e- Cl- + 2OH-

________________________________________

2FeHPO3 + 8OH-+ClO- + H2O + 2e- 2Fe(OH)3+2PO33-+ 2H2O + 2e-+ Cl- + 2OH-

Agora, “cortaremos” aquilo que está presente em ambos os lados da reação:

2FeHPO3 + 6OH-+ClO- 2Fe(OH)3+2PO33-+ H2O+ Cl-

E essa é, então, a reação global.

Resposta

2FeHPO3 + 6OH-+ClO- 2Fe(OH)3+2PO33-+ H2O+ Cl-

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13.78-(a) Por que grades de chumbo –antimônio são usadas como eletrodo nas baterias chumbo-ácido em vez de placas lisas ? (b) Qual é o agente redutor da bateria chumbo-ácido ?
13.93- k p s de C u I O 3 2 é 1,4 * 10 - 7 . Use esse valor e os dados do apêndice 2B para calcular o E ° da meia reação C u I O 3 2 ( s ) → C u a q 2 + +2 I O 3 - ( a q ) .
13.98- Uma etapa na extração de jazidas envolve a dissolução do metal com uma solução básica de cianeto de sódio saturada de ar. Essa etapa resulta na formação de íons A u C N - solúveis. A etapa segu
Volta descobriu que quando ele usava metais diferentes em sua “pilha”, algumas combinações eram mais fortes do que outras. A partir dessas observações ele construiu uma série eletromotiva. Como Volta