Enunciado

15. Dê os nomes sistemáticos e as fórmulas químicas dos principais componentes de (a) rutilo; (b) hematita; (c) pirolusita; (d) cromita.

Passo 1

(a) Bom! O rutilo ou rútilo é um mineral composto de dióxido de titânio, T i O 2 , sendo um dos três polimorfos de T i O 2 .

Passo 2

b) Já Hematita, é um mineral de ocorrência frequente em solos e rochas. Seu primcipal componente é um óxido de ferro, de fórmula química F e 2 O 3 . E quanto à nomenclatura, temos duas formas diferentes de escrever esse componente: óxido férrico ou óxido de ferro (III).

Passo 3

c) A pirolusita trata-se de um mineral com estruta tetragonal, geralmente colunar, maciço ou granular, preto a cinza-escuro, de brilho metálico, opaco, que suja os dedos quando manuseado. E composto basicamente por dióxido de manganês, cuja fórmula é M n O 2 .

Passo 4

d) Cromita é um óxido duplo de ferro e cromo, contendo 32,1% de F e O e 67,9% de C r 2 O 3  . É um óxido mineral pertencente ao grupo dos espinélios, que em alguns casos pode também chegar a conter magnésio. Sua fórmula química é dada pela combinação dos átomos dos dois óxidos, portanto F e C r 2 O 4 .

Resposta

a)

T i O 2 ,   d i ó x i d o   d e   t i t â n i o

b)

F e 2 O 3 , ó x i d o   f é r r i c o   o u   ó x i d o   d e   f e r r o   ( I I I )  

c)

M n O 2 ,   d i ó x i d o   d e   m a n g a n ê s

d)

F e C r 2 O 4 , ó x i d o   d u p l o   d e   f e r r o   e   c r o m o

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

F.19 O CO2 produzido pela combustão de hidrocarbonetos contribui para o aquecimento global. Coloque os seguintes combustíveis na ordem crescente da percentagem em massa do carbono: (a) eteno, C2H4; (b
F.6 Um metal M forma um óxido de fórmula M 2 O 3 em que a percentagem em massa do metal é 69,9%. (a) Qual é a identidade do metal? (b) Escreva o nome do composto.
F.3 Qual é a composição percentual em massa da L-carnitina, C 7 H 15 N O 3 , um composto utilizado na dieta diária para reduzir a fadiga muscular?
F.15 A cafeína, um estimulante do café e do chá, tem massa molar 194,19 g.mol-1 e composição percentual em massa igual a 49,98% de C, 5,19% de H, 28,85% de N e 16,48% de O. Qual é a fórmula molecular
F.9 Em um experimento, 4,14g de fósforo foram combinados com cloro para produzir 27,8g de um composto sólido branco. (a) Qual é a fórmula empírica do composto? (b) Imaginando que as fórmulas empíricas