Enunciado

13. Prediga os produtos principais de cada um das seguintes reações e balancei as reações simplificadas:

a) T i C l 4 s + M g s → ∆  

b) C o C o 3 s + H N O 3 ( a q ) → ∆  

c) V 2 O 5 s + C a ( l ) → ∆  

Passo 1

(a) Bom! O C l tem número de oxidação - 1 e o magnésio tem número de oxidação + 2 . Temos então, que para equilibrar 2 íons de cloro é preciso 1   íon de magnésio. Com isso, como temos 4 átomos de cloro no T i C l 4 s , serão precisos 2 átomos de magnésio para equilibrar. Nosso produtos então, serão M g C l 2 ( s ) e T i ( s ) . Como a questão pede para predizer a reação, balanceando-a, precisamos alterar alguns termos nos reagentes. No caso, o índice que acompanha o M g s tem que ser 2 , de modo que o balanceamento fica assim:

T i C l 4 g + 2 M g l → ∆   T i s + 2 M g C l 2 ( s )  

Ahhhh! Antes que alguém pergunte, alteramos o estado dos reagentes para permitir que eles possam reagir com mais facilidade. Captou!!!!!

Passo 2

(b) Bom! O C o 3 tem número de oxidação - 2 e o hidrogênio tem número de oxidação + 1 . Temos então, que para equilibrar 1 íon de C o 3 é preciso 2   íons de hidrogênio. Com isso, um dos nossos produtos terão átomos de H + e de C O 3 2 - . E o nosso outro produto é advindo do C o e do N O 3 , cujos íon são C O 2 + e N O 3 - . Mas é aí que está o grande xissss da questão. Você pode até pensar que esses íons irão se juntar e formar um novo composto. Mas não é o que acontece!!! Eles são íons bastante instáveis, ou seja, isso quer dizer que os produtos ficarão basicamente em estado aquoso. São eles, o íon H C O 3 - ( a q ) , o íon cobalto C O 2 + ( a q ) com nox + 2 e o íon N O 3 - ( a q ) , como demonstrado abaixo na reação balanceada:

C o C o 3 s + H N O 3 a q → ∆ H C O 3 - a q + C O 2 + a q + N O 3 - ( a q )    

Passo 3

(c) Bom! O oxigênio O nesse caso tem número de oxidação - 2 e apresenta forte tendência a se ligar com o cálcio que tem número de oxidação + 2 . O produto todo mundo já sabe que é um óxido, o óxido de cálcio C a O . E só vai restar como outro produto, o vanádio, que fica na fase sólida. Como a questão pede para predizer a reação, balanceando-a, precisamos alterar alguns termos nos reagentes. No caso, o índice que acompanha o C a l tem que ser 5 , de modo que o balanceamento fica assim:

V 2 O 5 s + 5 C a l → ∆   2 V s + 5 C a O ( s )

Resposta

a)

P r o d u t o s = T i s , M g C l 2 ( s )

T i C l 4 g + 2 M g l → ∆   T i s + 2 M g C l 2 ( s )  

b)

P r o d u t o s = H C O 3 - a q ,   C O 2 + a q ,   N O 3 - ( a q )

C o C o 3 s + H N O 3 a q → ∆ H C O 3 - a q + C O 2 + a q + N O 3 - ( a q )    

c)

P r o d u t o s = C a O s , V s

V 2 O 5 s + 5 C a l → ∆   2 V s + 5 C a O ( s )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique os produtos e escreva uma equação balanceada para a reação do hidrogênio com:Nitrogênio;Flúor; Césio; íons de cobre (II).
Identifique os produtos e escreva uma equação balanceada para a reação do hidrogênio com:cloro;sódio; fósforo; metal de cobre.
Quando os gases nitrogênio e oxigênio reagem no cilindro de um motor de automóvel, forma-se o gás óxido nítrico, NO. Depois que este último escapa para a atmosfera com os outros gases de exaustão, o ó
Aparentemente, balancear a equação química Cu + SO2 → CuO + S seria simples se pudéssemos adicionar mais um O ao lado do produto: Cu + SO2 → CuO + S + O. a) Por que isso não é possível? b) Balanceie c
A dimetazana, C11H17N5O2, é um antidepressivo sólido. Escreva a equação balanceada de sua combustão a gás dióxido de carbono, água líquida e gás nitrogênio.