Enunciado

22b – O espectro de EPR de um radical com dois núcleos equivalentes de um certo nuclídeo é desdobrado em cinco linhas cujas intensidades estão na razão 1:2:3:2:1. Qual o spin dos núcleos?

Passo 1

Para você determinar o spin dos núcleos, que são equivalentes e portanto possuem o mesmo spin e as mesmas linhas do espectro EPR, você pode usar a Tabela 15.1 do Atkins, olhando como é a constituição dos respectivos núcleos e olhando na tabela o valor correspondente do spin conforme a constituição do núcleo.

Passo 2

Estamos falando aqui neste exercício de um núcleo de um nuclídeo, sendo que este é caracterizado por possuir prótons e nêutrons em sua constituição. Considerando mesmo número de prótons e nêutrons e tendo que o espectro gerou cinco linhas de intensidades 1:2:3:2:1, vamos ter que o nº de prótons e nêutrons possuem um valo ímpar.

Assim, pela Tabela 15.1, para nº de prótons e nêutrons ímpar temos que o spin possui um valor inteiro.

Portanto, o spin dos dois núcleos é 1

I = 1,0

Passo 3

Você pode ainda esboçar as linhas de intensidades na razão 1:2:3:2:1, que foram geradas pelo espectro de EPR, em que ficariam da seguinte forma:

Resposta

I = 1,0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

21a – O radical benzeno aniônico tem g = 2,0025. Em que campo deve haver a ressonância num espectrômetro de EPR que opera a (a)9,302 GHz e (b) 33,67 GHz?
13a – Esboce o espectro de RMN do A3M2X4, sendo A, M e X prótons com deslocamentos químicos muito diferentes e JAMJAXJMX.
8a – Os primeiros espectrômetros de RMN que tiveram uso geral operavam à frequência de 60 MHz; nos dias atuais, são comuns os que trabalham a 800 MHz. Quais as diferenças relativas das populações dos
20a – Estime a distribuição de intensidades das linhas do deslocamento hiperfino nos espectros de EPR do (a) radical CH3 e (b) radical CD3.
Calcule o campo magnético que cumpre a condição de ressonância de um próton sem blindagem num campo de radiofrequência de 150,0 MHz.