Enunciado

24. Use as configurações eletrônicas para sugerir uma razão por que ferro(II) é facilmente preparado a partir do ferro(II), mas a conversão do níquel(II) e cobalto(II) a níquel(III) e cobalto(III) são muito mais difíceis.

Passo 1

O número atômico de ferro é 26. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 6 4 S 2 . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 6 4 S o . O ferro em seu estado +2 de oxidação perde prontamente seu elétron e se torna o estado de oxidação de +3 porque o ferro é mais estável em nesse estado de oxidação, devido à obtenção da configuração semi-cheia, que é mais estável.

Passo 2

O número atômico de níquel é 28. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 8 4 S 2  . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 6 4 S 0 N i + 2   não perde seu elétron e não se torna  N i + 3   porque o níquel é mais estável em sua forma de estado de oxidação +2 do que na forma de estado de oxidação +3.

Passo 3

O número atômico de cobalto é 27. Sua configuração eletrônica é A r 3 d 7 4 S 2  . No seu estado +2 de oxidação, ele se torna  A r 3 d 7 4 S 0 C o 2 +   não perde seu elétron e não se torna  C o 3 +   porque o cobalto é mais estável em sua forma de estado de oxidação +2 do que na forma de estado de oxidação +3.

Resposta

Assim,  F e 2 +   perde prontamente um elétron e se forma  F e 3 +   devido à obtenção de mais estabilidade. Entretanto, o níquel e o cobalto não formam N i 3 +   C o 3 +   respectivamente, por não obterem estabilidade ao perder um elétron.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine se as seguintes configurações eletrônicas representam o estado fundamental ou um estado excitado do átomo em questão
As seguintes configurações de camada de valência são possíveis para um átomo neutro. Que elemento e que configuração correspondem ao estado fundamental?
Que elementos têm as seguintes configurações eletrônicas de estado fundamental: (a) [Kr] 4d10 5s2 5p4; (b) [Ar] 3d3 4s2; (c) [He] 2s2 2p2; (d) [Rn] 7s2 6d2
Prediga o número de elétrons de valência de cada um dos seguintes átomos (inclua os elétrons d mais externos): (a) N; (b) Ag; (c) Nb; (d) W.
Para cada um dos seguintes átomos no estado fundamental, prediga o tipo de orbital (por exemplo, 1s, 2p, 3d, 4f, etc.) do qual um elétron poderia ser removido para torná-lo um íon +1:(a) Zn; (b) Cl;(c