Enunciado

2.62) Escreva as estruturas de Lewis para as seguintes moléculas ou íons e dê o número de elétrons em torno do átomo central:

  1. SiF62-
  2. IF7
  3. ClF3
  4. BrF2+

Resolução 2.62

Para continuar resolvendo os exercícios abaixo precisamos ter conhecimento dos seguintes assuntos:

1 – Camada de Valência

2 – Distribuição Eletrônica

3 – Ligações

Passo 1

Identificar os elementos na tabela periódico e extrair os dados.

Passo 2

Desenhar a estrutura de Lewis.

Passo 3

Identificar a quantidade de elétrons ao redor do átomo central.

Resposta

  1. SiF62-
  2. O átomo central da molécula, o Silício, pertence a família 4A da tabela periódica, ou seja, pertence 4 elétrons na camada de valência, mas, de acordo com a molécula, a estrutura recebeu dois elétrons, por isso a indicação do sinal negativo (2-). Assim, tem-se 6 elétrons na camada de valência. Enquanto o flúor (F), elemento químico da família 7ª ou 17 da tabela periódica, com 7 elétrons na camada de valência, precisa de mais um elétron para se tornar estável. Assim, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:

    Através da estrutura, pode-se perceber que possui 6 pares de elétrons compartilhados. Com os 6 elétrons da camada de valência do átomo central, em torno do átomo central se tem 12 elétrons.

  3. IF7
  4. O iodo (I) pertence a família 7A ou 17 da Tabela Periódica e apresenta 7 elétrons na camada de valência, precisando receber mais um elétron para ficar estável. O flúor (F) também pertence a família 7A e apresenta 7 elétrons na camada de valência. Assim, temos:

    De acordo com a estrutura de Lewis, vemos que existem 7 pares de elétrons compartilhados. Como o átomo central possui 7 elétrons na camada de valência, com os pares de elétrons compartilhados, tem-se 14 elétrons em torno do átomo central.

  5. ClF3
  6. De acordo com a Tabela Periódica, o flúor (F) pertence a família 7A, com 7 elétrons na camada de valência. Já o Cloro, pertence também a família 7A, tendo 7 elétrons na camada de valência, precisando receber 1 elétron para e tornar estável. Assim, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:

    Acima, podemos observar a Estrutura de Lewis ou Fórmula Eletrônica para a molécula ClF3. Como já foi dito, o cloro possui 7 elétrons, ao estabelecer ligação com o flúor ele passa a compartilhar um par de elétron com cada flúor, sendo 3, tem o compartilhamento de 3 pares de elétrons. Portanto, em torno do átomo central tem-se 10 elétrons.

  7. BrF2+

Na molécula acima, ambos os elementos (Bromo e Flúor) pertencem a família 7A e possuem 7 elétrons na camada de valência. Entretanto, pode-se observar o sinal positivo (+), que indica que o átomo central perdeu 1 elétron, então o Br, agora, possui 6 elétrons na camada de valência. Portanto, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:

Na fórmula eletrônica, existem 2 pares de elétrons compartilhados, e o átomo central (Br) possui 6 elétrons na camada de valência. Então, o total de elétrons em torno do átomo central é de 10 elétrons.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Karl Christe sintetizou e caracterizou, em 1999, um sal do cátion N5+, no qual cinco átomos de N são ligados em uma cadeia longa. Este cátion é a primeira espécie que contém unicamente nitrogênio a se
A quinona, C6H4O2, é uma molécula orgânica que tem a estrutura dada abaixo. Ela pode ser eduzida ao ânion C6H4O22-. a) Desenhe a estrutura de Lewis do produto da redução. b) Com base nas cargas formai
Dê a estrutura de Lewis mais importante de cada uma das seguintes moléculas cíclicas (que foram desenhadas sem as ligações duplas). Mostre todos os pares isolados e as cargas formais diferentes de zer
Dê a estrutura de Lewis mais importante de cada uma das seguintes moléculas cíclicas (que foram desenhadas sem as ligações duplas). Mostre todos os pares isolados e as cargas formais diferentes de zer
Desenhe a estrutura de Lewis mais importante das seguintes moléculas, Mostre todos os pares isoladas e as cargas formais. Desenhe todas as formulas de ressonância equivalentes. a)HON-CO