Enunciado

Dê a estrutura de Lewis mais importante de cada uma das seguintes moléculas cíclicas (que foram desenhadas sem as ligações duplas). Mostre todos os pares isolados e as cargas formais diferentes de zero. Se existem formas de ressonância equivalentes, desenhe-as.

Passo 1

Vamos ver quais átomos não estão estáveis para prosseguir para as estapas de completar as moléculas e checar as ressonâncias.

Já de cara percebemos que tem algo de errado com o oxigênio, ou seja, está faltando uma ligação nele. Enquanto olhamos para o ciclo formado, percebemos que o Nitrogênio que se situa na esquerda do observador também encontra-se defasado.

Passo 2

Para prosseguir nesta questão, iremos propor uma solução para resolver esse problema. Colocar uma dupla ligação no nitrogênio e uma carga negativa no oxigênio, veremos como fica.

Vemos que tem uma carga deslocalizada e uma ligação dupla. Como já vimos anteriormente, podemos sempre nos fazer a pergunta? Por que a ligação dupla não pode estar no oxigênio? A verdade é que ela pode estar sim e olhando a molécula esta é a única outra forma de ressonância possível para esta molécula.

Passo 3

Para finalizar a questão vamos só escrever as estruturas de ressonância e decidir qual delas é a mais importante.

Temos que estar atentos a uma coisa, a molécula mais estável é a que tem a carga negativa no elemento mais eletronegativo.

Portanto, temos a primeira opção como a mais importante.

Resposta

Sendo a primeira a mais importante.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.37) Escreva a estrutura de Lewis completa de cada um dos seguintes compostos: a)Formaldeido, HCHO, que em solução em agua (formol) é usado para conservar espécimes biologicos;b) Metanol, CH₃OH, um c
2.66) Em cada um desses íons ou compostos, um átomo viola a regra do octeto. Identifique-os e explique o desvio da regra:BrF3BH3Resolução 2.66Vamos resolver mais uma questão sobre a regra do octeto? E
2.39) Escreva a estrutura de Lewis de cada um dos seguintes compostos:a) metanotiol, CH₃SH, um dos compostos encontrados no hálito ruim e em alguns queijos;b) dissulfeto de carbono, CS₂, usado para fa
2.63) Escreva a estrutura de Lewis e dê o número de pares isolados do xenônio, o átomo central dos seguintes compostos:XeOF2XeF4XeOF4
2.36) Escreva a estrutura de Lewis de :a) ONO⁻b) ClO₂⁻c) O₂⁻²d) HCO₂⁻