Enunciado

2.76) Determine que composto, em cada par, tem ligações com maior caráter iônico: (a) PH3 ou NH3; (b) SO2 ou NO2; (c) SF6 ou IF5.

Passo 1

A questão pergunta qual composto tem maior caráter iônico em cada par. Quanto maior é a diferença de eletronegatividade entre os elementos do composto, maior é o caráter iônico do mesmo.

Passo 2

Para descobrir o nível de eletronegatividade usa-se a regra abaixo:

Então, quanto mais acima e à direita, mais eletronegativo o elemento é. Sendo assim, o caráter iônico é maior quando temos um elemento menos eletronegativo, com um mais eletronegativo.

Passo 3

Seguindo a regra de eletronegatividade, temos na primeira comparação o PH3 com NH3, sendo assim, o N está mais acima que o P, fazendo uma maior diferença de eletronegatividade com o H, então o NH3 tem maior caráter iônico que o PH3.

A tabela acima mostram os valores de eletronegatividades cmparando o SO2 com o NO2, a maior diferença de valores de eletronegatividade está entre o S com o O (3,4 – 2,6 = 0,8), então o composto SO2 possui maior caráter iônico que o NO2 (3,4 – 3,0 = 0,4).

Comparando o SF6 como IF6, a maior diferença de valores de eletronegatividade está entre o S com o F (4,0 – 2,6 = 1,4), então o composto SF6 possui maior caráter iônico que o IF6 (4,0 – 2,7 = 1,3).

Resposta

  1. NH3
  2. SO2
  3. SF6
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os seguintes compostos contêm íons poliatômicos. (a) Escreva a fórmula do composto formado por íons sódio e íons hidrogenofosfito ( H P O 3 2 - ). (b) Escreva a fórmula do carbonato de amônio, formado
Os seguintes compostos contêm íons poliatômicos. (a) Escreva a fórmula do composto formado por íons sódio e íons cromato ( C r O 4 2 - ) (b) Escreva a fórmula do sulfito de amônio, formado por íons am
Determine a fração da massa total de um átomo de 48 T i devido a: (a) nêutrons; (b) prótons; (c) elétrons. (d) Qual é a massa de prótons em uma roda de titânio de bicicleta de massa 30K g ? Suponha qu
(a) Determine o número total de prótons, nêutrons e elétrons de uma molécula de água, H2O, supondo que estão presentes somente os isótopos mais comuns, H1 e O16. (b) Quais são as massas totais de prót
Explique, a partir da estrutura, porque o momento de dipolo da molécula de NH3 é menor do que o da molécula de H2O.