Enunciado

Os seguintes compostos contêm íons poliatômicos. (a) Escreva a fórmula do composto formado por íons sódio e íons cromato ( C r O 4 2 - ) (b) Escreva a fórmula do sulfito de amônio, formado por íons amônio ( N H 4 + ) e íons sulfito ( S O 3 2 - ). (c)  A fórmula do sulfato de manganês (II) é M n S O 4 ; qual é carga do cátion no C o ( S O 4 ) 3 ? (d) A fórmula do hidrogenofosfato de potássio é K 2 H P O 4 ; qual a carga do cátion em P b 3 ( P O 4 ) 4 ?

Passo 1

  1. Oi, galerinha! Tudo bom?
  2. Temos que o valor de carga do íon sódio é + 1 , pois ele possui nox fixo por pertencer a família dos metais alcalinos. Logo, temos:

    N a +   C r O 4 2 -

    Repara que precisamos de 2 íons de sódio para cada íon de cromato, para que o somatório de cargas seja igual a zero. Assim, ficará:

    N a 2 C r O 4

    Passo 2

  3. Para saber a fórmula química dos íons N H 4 + com S O 3 2 - , precisa de 2 íons de amônio para cada íon de sulfito, para que o somatório de cargas se iguale a zero. Assim, ficará:
  4. ( N H 4 ) 2 S O 3

    Repara que o íon amônio está todo entre parênteses com o índice 2 , indicando que há dois ions dele no sal.

    Passo 3

  5. Temos que o íon S O 4   possui carga igual a - 2 , já que temos 1 íon de manganês com carga + 2 , para cada íon de S O 4 .
  6. Assim, em   C o S O 4 a carga do C o é igual a + 2 . Pois, também temos a proporção 1 para 1 de cátion e ânion este sal.

    Passo 4

  7. Temos que o potássio (K) possui nox igual a + 1 , pois ele pertence à família 1A que possui nox fixo.

Logo, o íon H P O 4 possui carga igual a - 3 , já que temos 3   íons de   K   ( 3   × 1   =   + 3 ).

Assim, em   P b 3 ( P O 4 ) 4 a carga do P b   é igual a + 4 , para completar a proporção zerando as cargas.

Resposta

  1. N a 2 C r O 4
  2. ( N H 4 ) 2 S O 3
  3. 2 +
  4. 4 +
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.71) Coloque os seguintes elementos na ordem de eletronegatividade crescente: antimônio, estanho, selênio, índio.
a) Arranje os ácidos hipo-halogenosos na ordem crescente de poder oxidante. b) Sugira uma interpretação da ordem proposta em termos das eletronegatividades.
Explique por que os seguintes inter-halogênios não são estáveis: a) ICl5; b) IF2; c) ClBr3.
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) G e O 4 4 - ; (b) K 4 G e 4 T e 10 ;(c) C a 3 G e O 5
Identifique o número de oxidação do germânio nos seguintes compostos e íons: (a) S n 3 ( O H ) 4 2 + ;(b) K 2 S n O 3 ;(c) K 2 S n 3 O 7