Enunciado

3.22 Diga se as seguintes moléculas devem se comportar como polares ou não polares: (a) C I 4 ; (b) C H 3 O H (metanol, álcool de madeira); (c) C H 3 C O C H 3 (2-propanona, acetona, um solvente orgânico comum usado na remoão de esmalte de unhas).

Passo 1

(a) Como os quatro átomos ligantes ao carbono são iguais e ele não tem par de elétrons livres, então os dipolos se anulam. Portanto, a molécula é não polar.

Passo 2

(b) Se analisarmos o carbono como átomo central da molécula, podemos ver que teria um arranjo tetraédrico, mas três ligações seriam com hidrogênio e uma com hidroxila, então os dipolos não se anulam. Portanto, a molécula é polar.

Passo 3

(c) Se analisarmos o segundo carbono como átomo central da molécula, podemos ver que teria um arranjo trigonal planar, mas dois ligantes são metilas e um é o óxigênio, então os dipolos não se anulam. Portanto, a molécula é polar.

Resposta

(a) Não polar

(b) Polar

(c) Polar

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

3.20 Escreva as estrutura de Lewis e prediga se as seguintes moléculas são polares ou não polares: (a) H 2 S e ; (b) A s F 5 ; (c) S i O 2 ; (d) N F 3 .
Confirme, utilizando a trigonometria, que os dipolos das três ligações de uma molécula trigonal piramidal, A B 3 , não se cancelam e que a molécula é polar;Mostre que os dipolos das quatro ligações de
A molécula de A l 2 C l 6 , descrita na Seção 2.11, é polar ou não polar? Justifique sua conclusão.
75. A massa molar de um composto orgânico destilado da madeira é 32,04g.mol- e ele tem a seguinte composição por massa: 37,5% de C, 12,6% de H e 49,9% de O. (a) Escreva a estrutura de Lewis do compost
70. As estruturas moleculares de muitos cristais-líquidos comuns são alongadas como um bastão. Além disso, eles contêm grupos polares. Explique como essas características dos cristais-líquidos contrib