Enunciado

70. As estruturas moleculares de muitos cristais-líquidos comuns são alongadas como um bastão. Além disso, eles contêm grupos polares. Explique como essas características dos cristais-líquidos contribuem para sua natureza anisotrópica.

Passo 1

Pelo fato de serem alongados como um bastão vão apresentar propriedades que dependem da direção da medida, facilitando o escoamento, por exemplo, na direção do deixo principal. A presença de grupos polares contribuem para o aumento das interações intermoleculares.

Resposta

Explicação em texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

75. A massa molar de um composto orgânico destilado da madeira é 32,04g.mol- e ele tem a seguinte composição por massa: 37,5% de C, 12,6% de H e 49,9% de O. (a) Escreva a estrutura de Lewis do compost
67. Quando moléculas surfactantes de cadeia longa com uma ´´ cabeça ´´ polar e uma ´´ cauda´´ apolar são colocadas na água, formam-se micelas, nas quais as caudas não polares se agregam e as cabeças p
(a) Qual das seguintes espécies tem a maior polarizabilidade: íons rubídio, átomos de potássio, íons sódio? (b) Explique sua resposta.
(a) Qual das seguintes espécies tem a maior polarizabilidade: íons cloreto, átomos de bromo, íons brometo? (b) Explique sua resposta.