Enunciado

3.25 A acrilonitrila, C H 2 C H C N , é empregada na síntese de fibras acrílicas (poliacrilonitrilas), como o Orlon. Escreva a estrutura de Lewis da acrilonitrila e descreva os orbitais híbridos de cada átomo de carbono. Qual é o valor aproximado dos ângulos de ligação?

Passo 1

Vamos começar pela estrurua de Lewis

O primeiro e o segundo carbono estão, ambos estão ligados a 3 átomos e não possuem par de elétrons livres, então esperamos arranjo trigonal planar de cada um. Como tem uma ligação duplas (uma ligação pi) a hibridação vai ser s p 2 . Sendo assim, os ângulos são próximos de 120°.

Já o terceiro carbono está ligado a dois átomos e não possui par de elétrons livres, então esperamos um arranjo linear. Como tem uma ligação tripla, a hibridação vai ser s p . Sendo assim, o ângulo é 180°.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva as estruturas de Lewis e prediga a forma de: (a)T e F 4 ; (b)N H 2 - ; (c)N O 2 + ; (d)N H 4 + ; (e)S n H 4 ; (f) O C S .
Escreva as estruturas de Lewis e dê os ângulos de ligação aproximados de: (a)C 2 H 4 ; (b)C l C N ; (c)O P C l 3 ; (d)N 2 H 4
3.7 (a) Qual é a forma da molécula I C l 2 , (o iodo é o átomo central)? (b) Qual é o valor esperado para o ângulo C l I C l ?
3.4 (a) Qual é a forma do íon C l O 2 - ? Quais são os valores esperados para os ângulos O C l O ?
3.3 (a) Qual é a forma do íon C l O 2 + ? (b) Qual é o ângulo de ligação O C l O ?