Enunciado

36. Sem realizar cálculos, diga se a entropia do sistema aumenta ou diminui durante cada um dos seguintes processos: (a) dissolução de sal de cozinha : NaCl(s) NaCl(aq) ; (b) fotossíntese da glicose: 6CO2(g) + 6H2O(l) C6H12O6(s) + 602(g) ;(c) Evaporação da agua de roupas úmidas. Explique seu raciocínio.

Passo 1

Letra (a)

A etropia do sistema neste caso aumenta.

Passo 2

Letra (b)

A entropia do sistema neste caso diminui, porque ocorre uma diminuição do numero de moléculas com decorrer da reação em questão.

Passo 3

Letra (c)

Considerando que nas roupas úmidas a água encontra-se no estado líquido e devido ao processo de vaporização se transforma para o estado de vapor; podemos dizer que a entropia do sistema neste caso aumenta, porque existe uma produção de gás na reação.

Resposta

  1. Aumenta
  2. Diminui
  3. aumenta
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

34. Prediga qual dos hidrocarbonetos abaixo tem a entropia padrão molar mais alta em 25°C.
a) Para qual das seguintes substâncias você esperaria a maior entropia molar na fase líquido: benzeno, metanol (CH3OH) ou 1-propanol (CH3CH2CH2OH)? (b) Sua esposta seria diferente se essas substâncias
(a) Antes de verificar os números, para qual das seguintes substâncias você esperaria a maior entropia padrão molar, CH3COOH(l) ou CH3COOH(aq)? (b) Tendo feito a predição, examine os dados no Apêndice
Uma solução 0,020 M de C6H12O6 9(aq) (glicose) é separada de uma solução 0,050 M de CO(NH2)2(aq) (ureia) por uma membrana semipermeável, em 25°C. (a) Que solução tem a pressão osmótica mais alta? (b)
8.28 Que entropia molar residual você esperaria para P H 2 F se ele adotasse um arranjo desordenado no cristal?