Enunciado

37. O recipiente A está cheio com 1,0 mol de átomos de um gás ideal monoatômico. O recipiente B tem 1,0 mol de átomos ligados como moléculas diatômicas que não são vibracionalmente ativas. O recipiente C tem 1,0 mol de átomos ligados como moléculas diatômicas vibracionalmente ativas. Todos os recipientes estão, inicialmente, na temperatura Ti e a temperatura aumenta até Tf. Coloque os recipientes na ordem crescente de variação de entropia. Explique seu raciocínio.

Passo 1

∆ S B < ∆ S C < ∆ S A , a entropia do recipiente A é maior que as do B e C devido ao maior número de partículas. Já a entropia do recipiente C é maior que a do B devido ao fato das moléculas em C serem vibracionalmente ativas, causando maior desordem no sistema.

Resposta

∆ S B < ∆ S C < ∆ S A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

8.32 Liste as seguintes substâncias em ordem crescente de entropia molar em 298 K: C O 2 ( g ) , A r g , H 2 O l , N e g . Explique seu raciocínio.
8.31 Liste as seguintes substâncias na ordem crescente de entropia molar m 298 K: H 2 O l ,H 2 O g ,H 2 O s , C s , d i a m a n t e . Explique seu raciocínio.
8.29 Que substância, em cada par, tem a maior entropia molar, em 298 K: (a) HBr(g) ou HF(g); (b) N H 3 ( g ) ou Ne(g); (c) I 2 ( s ) ou I 2 l ; (d) 1,0 mol de Ar(g) em 1,00 atm ou Ar(g) em 2,00 atm?
8.33 Que substância, em cada um dos seguintes pares, você esperaria que tivesse a maior entropia padrão molar em 298 K? Explique seu raciocínio. (a) Iodo ou bromo; (b) os dois líquidos, ciclo-pentano
8.27 Se S O 2 F 2 adotar um arranjo desordenado no cristal, qual é sua entropia molar residual?