Enunciado

Explique, a partir da estrutura, porque a água e o peróxido de hidrogênio têm propriedades físicas semelhantes, porém propriedades químicas diferentes.

Passo 1

A água e o peróxido de hidrogênio possuem propriedades físicas semelhantes pois possuem estruturas moleculares semelhantes, já suas propriedades químicas se diferem porque a água possuí dois pares de elétrons livres situados no oxigênio central, o que a confere uma forte eletronegatividade, já o peróxido de hidrogênio possuí dois pares de elétrons livres nos dois oxigênios presentes em sua estrutura que competem pelos elétrons, não formando assim ligações tão fortes quanto a água.

Resposta

Moléculas semelhantes e eletronegatividade diferentes.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique o isótopo que têm átomos com117 nêutrons, 77 prótons e 77 elétrons;12 nêutrons, 10 prótons e 10 elétrons;28 nêutrons, 23 prótons e 23 elétrons.
123.No crômio e no cobre ocorrem anomalias aparentes no preenchimento dos orbitais. Nesses elementos, um elétrons que deveria ocupar um orbital 1s ocupa um orbital d.(a) Explique essas anomalias.(b) A
116. As tabelas periódicas modernas algumas vezes diferem nos elementos colocados imediatamente à direita do bário e do rádio. Em alguns casos, os elementos são o lantânio e o actínio; em outros, o lu
129. Abaixo, está representada a reação entre um átomo de sódio e um átomo de cloro. Identifique cada elemento e íons formados e explique seu raciocínio.