Enunciado

95. Que elemento em cada um dos seguintes pares tem a maior afinidade eletrônica: (a) oxigênio ou flúor; (b) nitrogênio ou carbono; (c) cloro ou bromo; (d) lítio ou sódio?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para fazer essa questão primeiro temos que lembrar que a afinidade eletrônica está relacionada com a capacidade que o elemento tem de receber elétron, ou seja, se transformar num ânion.

A gente consegue ver essa tedência na tabela periódica da seguinte forma:

Agora bora aplicar!

Passo 2

Letra (a)

Sendo assim, neste caso Flúor.

Passo 3

Letra (b)

Sendo assim, neste caso Nitrogênio.

Passo 4

Letra (c)

Sendo assim, neste caso Cloro.

Passo 5

Letra (d)

Sendo assim, neste caso Lítio.

Resposta

  1. F
  2. N
  3. Cl
  4. Li
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

25. Com base nas cargas esperadas para os íons monoatômicos, dê as fórmulas químicas de cada um dos seguintes compostos: (a) arsento de magnésio; (b) sulfeto de índio (III); (c) hidreto de alumínio; (
20. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Sn2+;(b)Cr3-;(c)Ba2+;(d) P3-.
22. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Fe3+;(b)Bi4+;(c)Si2+;(d)I-.
21. Dê a configuração eletrônica do estado fundamental e o número de elétrons desemparelhados de cada um dos seguintes íons: (a) Ca2+;(b)In+;(c)Te2-;(d)Ag+.
16. Dê a carga mais provável dos íons formados por cada um dos elementos: (a) Ba; (b) Bi; (c) Br; (d) Zn; (e) Al.