Enunciado

Balanceie as seguintes equações simplificadas e classifique-as como ácido-base ou redox:

(a) M g C 2   s + H 2 O   l → C 2 H 2   g + M g ( O H ) 2   ( s )

(b)   P b ( N O 3 ) 2   s → P b O   s + N O 2   g + O 2   ( g )

Passo 1

Uma reação ácido-base envolve a transferência de prótons (íons H + ) de uma espécie pra outra, sem necessariamente a alteração no número de oxidação das espécies envolvidas – mas pode haver, em alguns casos.

Já uma reação redox (reação de oxirredução) sempre envolve a variação no NOx de duas (sempre duas) espécies na reação, em que uma das espécies vai ter seu NOx aumentado (oxidação, perda de elétrons) e a outra vai ter seu NOx reduzido (redução, ganho de elétrons).

Com esses critérios, somos capazes de avaliar se as reações são ácido-base ou de oxirredução (redox). Além disso, vamos também balanceá-las pelo método MACHO (Metal, Ametal, Carga, Hidrogênio, Oxigênio).

Passo 2

(a) M g C 2   s + 2   H 2 O   l → C 2 H 2   g + M g ( O H ) 2   ( s )

Reação ácido-base. Repare que um hidrogênio de cada uma das moléculas de água (logo, 2 no total) migram dessas moléculas e partem pro ânion C 2 2 - , acetileto, que logo os apanha e se torna acetileno. Os grupos ( O H ) - que sobram se unem ao M g 2 + que foi “abandonado” pelo C 2 2 - . Isso caracteriza uma reação ácido-base.

Passo 3

(b) 2   P b ( N O 3 ) 2   s → 2   P b O   s + 4   N O 2   g + O 2   ( g )

Reação redox. Repare que o nitrogênio no íon N O 3 - , que acompanha o chumbo, tem NOx +5. O oxigênio tem, por via de regra, NOx -2. Do outro lado da reação, encontramos o nitrogênio, em N O 2 , com NOx +4, e o oxigênio, na forma de O 2 , com NOx 0.

Assim, concluímos que é uma reação de oxirredução, em que o oxigênio se oxida e o nitrogênio se reduz.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Excesso N a I foi adicionado a 50,0m L de solução de A g N O 3 em água e formou-se 1,76g de precipitado de A g I . Qual era a concentração molar de A g N O 3 na solução original?
Em uma titulação, 3,25g de um ácido, H X , requerem 68,8m L de uma solução 0,750M de N a O H ( a q ) para completar a reação. Qual é a massa molar do ácido?
Uma amostra de 15,00m L de hidróxido de sódio foi titulada até o ponto estequiométrico com 17,40m L de uma solução 0,234M em H C l ( a q ) . (a) Qual é a molaridade inicial do N a O H na solução? (b)
Suponha que 10,0m L de uma solução 3,0M de K O H ( a q ) foram transferidos para um balão volumétrico de 250,0m L e diluídos até a marca. Foram necessários 38,5m L desta solução diluída para atingir o
Os íons tiossulfato ( S 2 O 3 - 2 ) se "desproporcionam" em solução ácida para dar enxofre ( S ) sólido e o íon hidrogenosulfito ( H S O 3 - ) : 2S 2 O 3 2 - a q + 2H 3 O + a q → 2H S O 3 - a q + 2H 2