Enunciado

Para cada um dos orbitais listados no exercício 53, dê os valores possíveis do número quântico magnético.

Orbitais:(a) 6p; (b) 3d; (c) 2p; (d) 5f.

Passo 1

O número quântico magnético para um elétron em um subnível vai depender apenas do tipo de orbital que conforma esse subnível. A seguinte tabela dá os valores possívels dos números quânticos magnéticos, m l :

O elétron pode ocupar qualquer uma dessas “casinhas”, que representam os orbitais, no subnível, contanto que a “casinha” esteja desocupada. Conforme elas vão sendo preenchidas, até acabar casinhas totalmente vazias, os próximos elétrons começam a ocupar o espaço faltante, já que em cada orbital cabem sempre, no máximo, 2 elétrons.

Como só queremos saber as possibilidades dos números quânticos magnéticos, m l , basta a gente identificar o tipo de orbital do subnível (e isso é a coisa mais fácil do mundo, já que o próprio subnível indica o orbital!) e olhar na tabela pra ver quantas são as possibilidades, e escrevê-las! Para os orbitais listados no enunciado, vamos ter:

(a) -1, 0 e +1.

(b) -2, -1, 0, +1 e +2

(c) -1, 0 e +1

(d) -3, -2, -1, 0, +1, +2 e +3

Resposta

(a) -1, 0 e +1.

(b) -2, -1, 0, +1 e +2

(c) -1, 0 e +1

(d) -3, -2, -1, 0, +1, +2 e +3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escreva a expressão da função de distribuição radial de um elétron 3s num átomo hidrogenóide, e determine o raio em que é mais provável encontrar o elétron.
Que valores de J podem ocorrer nos termos (a) D 3 , (b) D 4 , (c) G 2 ? Quantos estados (diferenciados pelo número quântico M 1 ) pertencem a cada nível?
Verifique que as funções de onda de uma partícula sobre um anel circular, com diferentes valores do número quântico m, são mutuamente ortogonais.
Uma massa puntiforme gira num círculo com l = 2 . Calcule o módulo do momento angular da partícula e as projeções possíveis do momento angular sobre um eixo arbitrário.
A função de onda, ψ ( ϕ ) , do movimento de uma partícula num anel tem a forma ψ = N e i m , ϕ . Determine a constante de normalização, N.