Enunciado

Classifique cada uma das reações seguintes como adição ou substituição e escreva a equação química: (b) bromo reage com eteno na ausência de luz.

Passo 1

A reação de bromo com eteno sem a exposição a luz é uma reação de adição, que é quando um átomo ou um grupo de átomos adicionado a molécula original, geralmente no lugar onde a dupla ou tripla ligação está.

Passo 2

Como sabemos que é uma reação de adição podemos escrever a reação, lembrando que um átomo de bromo será adicionado na dupla ligação:

Resposta

Adição,

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Classifique cada uma das reações seguintes como adição ou substituição e escreva a equação química: (a) Hidrogênio reage com 2-pentano na presença de catalisador de níquel.
Classifique cada uma das reações seguintes como adição ou substituição e escreva a equação química: (a) cloro reage com metano quando exposto à luz.
Classifique cada uma das reações seguintes como adição ou substituição e escreva a equação química: (b) cloreto de hidrogênio reage com o propeno.
O propeno e o butano podem ser combinados pelo processo chamado alquilação para formar um hidrocarboneto linear usado em gasolina. Escreva uma equação química para a reação.