Enunciado

Diga que ligação absorve luz de igual ou menor comprimento de onda e explique sua escolha: C-H ou C-Cl. Consulte a Técnica Principal 1, que segue estes exercícios.

Passo 1

Primeiro vamos entender que o comprimento de onda diminui com o aumento da frequência, logo a ligação que absorve luz de menor comprimento é a que tem maior frequência.

Passo 2

Agora acharemos o valor de µ

C-H

µ =   12.1 / 12 + 1   =   0,92

C-Cl

µ = 35,45.12 / 12 + 35.45   =   8,96

Agora, iremos achar a frequência, mas não sabemos o valor exato da rigidez, mas sabemos que ambas as ligações são rigidaz e portanto, o que vai dar diferença no valor da frequência é apenas a massa efetiva.

A menor massa efetiva, vai ter maior frequência vibracional, logo, absorve menor comprimento de onda. Este é o caso da ligação C-H.

Resposta

A ligação C-H

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os óxidos de nitrogênio são poluentes comuns, gerados por motores a combustão interna e por usinas de eletricidade. Eles não somente contribuem para os problemas respiratórios provocados pelo ar poluí
O ozônio da estratosfera nos protege da radiação perigosa ao absorver radiação ultravioleta do Sol. Compare as distâncias de ligação nas moléculas de ozônio e oxigênio. (a) Existem uma ou duas distânc
Isômeros estruturais são moléculas que têm a mesma fórmula, mas nas quais os átomos estão ligados em ordem diferente. Dois isômeros do difluoreto de dienxofre S2F2 são conhecidos. Em ambos, os dois át
Dê o diagrama de níveis de energia dos orbitais moleculares de BrCl e a respectiva configuração eletrônica do estado fundamental. É provável que a ligação no BrCl seja mais curta do que no B r C l - ?
Entre as moléculas N2, NO, O2, C2, F2 e CN, quais seriam estabilizadas (a) pela adição de um elétron e formação de A B - , (b) pela remoção de um elétron e formação de A B + ?