Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Que elementos têm as seguintes configurações eletrônicas de estado fundamental: (a) [Ar] 3d10 4s2 4p1; (b) [Ne] 3s1 (c) [Kr] 5s2; (d) [Xe] 7f7 6s2.

Passo 1

Uma outra forma de se descrever a distribuição eletrônica de um elemento (átomo, ânion, cátion) é por meio da distribuição condensada.

A distribuição é dada em função da distribuição eletrônica do gás nobre anterior mais próximo e os elétrons faltantes são alocados nas subcamadas posteriores.

Dessa forma, basta a gente localizar o gás nobre na tabela e somar ao número de elétrons desse gás nobre e os elétrons restantes na configuração eletrônica descrita. Assim, a gente determina qual é o elemento representado por cada configuração condensada!

Passo 2

  1. Elétrons a mais: 10   +   2   +   1   =   13   e l é t r o n s
  2. Olhando na tabela tem que o Ar (argônio) possui 18   e l é t r o n s

    Portanto, o nosso elemento terá a seguinte quantidade de elétrons:

    e = 18 + 13 = 31   e l é t r o n s

    Como estamos no estado fundamental, o número de prótons é igual a quantidade de elétrons, temos que

    Z = 31

    O elemento químico que possui Z = 31 é o Gálio, Ga.

    Passo 3

  3. Elétrons a mais: 1   e l é t r o n s
  4. Elétrons do Ne (neônio): 10   e l é t r o n s

    Z = 10 + 1 = 11

    O elemento químico que possui Z = 11 é o Sódio, Na.

    Passo 4

  5. Elétrons a mais: 2   e l é t r o n s
  6. Elétrons do Kr (criptônio): 36   e l é t r o n s

    Z = 36 + 2 = 38  

    O elemento químico que possui Z = 38 é o Estrôncio, Sr.

    Passo 5

  7. Elétrons a mais: 7   +   2   =   9   e l é t r o n s

Elétrons do Xe (xenônio): 54   e l é t r o n s

Z = 54 + 9 = 63

O elemento químico que possui Z = 63 é o Európio, Eu.

Resposta

(a)Gálio, Ga.

(b)Sódio, Na.

(c)Estrôncio, Sr.

(d)Európio, Eu.

Exercícios de Livros Relacionados

As seguintes configurações de camada de valência são possíveis para um átomo neutro. Que elemento e que configuração correspondem ao estado fundamental?
Prediga o número de elétrons de valência de cada um dos seguintes átomos (inclua os elétrons d mais externos): (a) N; (b) Ag; (c) Nb; (d) W.
Para cada um dos seguintes átomos no estado fundamental, prediga o tipo de orbital (por exemplo, 1s, 2p, 3d, 4f, etc.) do qual um elétron poderia ser removido para torná-lo um íon ...
Quantos elétrons desemparelhados são preditos para a configuração do estado fundamental de cada um dos seguintes átomos: (a) Bi; (b) Si; (c) Ta; (d) Ni?
Prediga o número de elétrons de valência de cada um dos seguintes átomos (inclua os elétrons d mais externos): (a) Bi; (b) Ba; (c) Mn; (d) Zn.
Qual é a configuração do estado fundamental esperada para cada um dos seguintes elementos: (a) arsênio; (b) estrôncio; (c) estanho; (d) platina; (e) ósmio; (f) molibdênio.
Quantos elétrons desemparelhados são preditos para a configuração do estado fundamental de cada um dos seguintes átomos: (a) Pb; (b) Ir; (c) Y; (d) Cd?
Os elementos Ga, Ge, As, Se e Br estão no mesmo período da tabela periódica. Escreva a configuração eletrônica esperada para os estados fundamentais desses elementos e prediga quan...
86. Dê a notação da configuração da camada de valência ( incluindo os elétrons d mais externos) dos (a) Halogênios; (b) calcogênios (elementos do Grupo 16/VI);(c) metais de transiç...
Dê a notação da configuração da camada de valência (incluindo os elétrons d mais externos) dos (a) metais alcalinos; (b) elementos do Grupo 15/V; (c) metais de transição do grupo 5...
Que elementos têm as seguintes configurações eletrônicas de estado fundamental: (a) [Kr] 4d10 5s2 5p4; (b) [Ar] 3d3 4s2; (c) [He] 2s2 2p2; (d) [Rn] 7s2 6d2
Qual é a configuração do estado fundamental esperada para cada um dos seguintes elementos: (a) prata; (b) berílio; (c) antimônio; (d) gálio; (e) tungstênio; (f) iodo