Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

(a) Quantos valores do número quântico l são possíveis quando n = 7 ? (b) Quantos valores de m l são permitidos para um elétron na subcamada 6d? (c) Quantos valores de m l são permitidos para um elétron em uma subcamada 3p? (d) Quantas subcamadas existem na camada com n = 4 ?

Passo 1

(a)Para responder isso, precisamos saber quais diferentes tipos de subcamadas encontramos no nível n = 7 , pois cada tipo subcamada é representada por um número diferente, sendo esses números apresentados na tabela:

Agora, pelo diagrama de Pauling, vemos quantos tipos de subcamadas são possíveis para o 7º período:

Olhando para última linha do diagrama, temos que para o 7º período, ou nível 7, temos dois tipos de subcamadas diferentes, sendo elas as subcamadas 7s e 7p, ou seja, 2 números quânticos secundários l diferentes.

Sendo duas subcamadas diferentes, cada uma representada por um número quântico secundário l diferente. Deste modo, vamos ter 2 (dois) diferentes valores para esse número quântico.

Passo 2

(b)O número quântico magnético, m l , indica as diferentes possibilidades de orbitais que o elétron pode ocupar dentro de uma subcamada.

A representação do número quântico magnético para cada subcamada é mostrado na figura abaixo:

Assim, como você pode ver, o número quântico magnético representa em qual “casinha” (orbital) o elétron vai estar ocupando em uma determinada subcamada. E o número máximo de possibilidades de “casinhas” que o elétron pode ocupar é justamente o número de orbitais que existem por tipo de subcamada!

Assim, se um elétron está em uma subcamada 6d, ou qualquer outro nível que suporte o tipo de subcamada nd - ele vai ter 5 (cinco) distintas possibilidades de números quânticos magnéticos m l , sendo esses valores -2, -1, 0, +1 e +2.

Mas somente um desses valores será o valor do elétron, pois ele não pode ter mais de um número quântico magnético m l !

Passo 3

(c)Exatamente por tudo o que foi explicado em (b), um elétron em uma subcamada 3p – ou qualquer outro nível que suporte o tipo de subcamada np – vai ter 3 (três) distintas possibilidades de m l , sendo elas -1, 0 e +1.

Passo 4

(d)Respondemos isso por olhar o diagrama de Pauling no item (a) e vemos que há 4 diferentes tipos de subcamadas no nível 4, sendo elas 4s, 4p, 4d e 4f.

Resposta

(a)Dois valores

(b)Cinco valores

(c)Três valores

(d)Quatro subcamadas

Exercícios de Livros Relacionados

Quantos elétrons podem ocupar uma subcamada com l igual a (a) 0; (b) 1; (c) 2; (d) 3
Para cada um dos orbitais listados no exercício 54, dê os valores possíveis do número quântico magnético.Orbitais:(a) 2s; (b) 6f; (c) 4d; (d) 5p.
Para cada um dos orbitais listados no exercício 53, dê os valores possíveis do número quântico magnético.Orbitais:(a) 6p; (b) 3d; (c) 2p; (d) 5f.
(a) Escreva uma expressão para a energia potencial total de Coulomb para um átomo de lítio. (b) O que representa cada um dos termos?
Qual é a incerteza mínima na velocidade de um elétron confinado em um diâmetro igual ao do átomo de chumbo (diâmetro = 350.pm)?
A função de trabalho do metal crômio é 3,37 eV. Que comprimento de radiação deve ser usado para provocar e emissão de elétrons com a velocidade de 1,5   X   10 3   K m . s - 1 ?
A velocidade de um elétron emitido pela superfície de um metal iluminada por um fóton é 3,6 x 10 3 K m . s - 1 . (a) Qual é o comprimento de onda emitido? (b) A superfície do metal...
Escreva a notação da subcamada (3d, por exemplo) e o número de orbitais que têm os seguintes números quânticos: (a) n = 5, l = 2; (b) n = 1, l = 0; (c) n = 6, l = 3; (d) n = 2, l =...
Quais são os números quânticos principal e de momento angular do orbital para cada um dos seguintes orbitais: (a) 6p; (b) 3d; (c) 2p; (d) 5f?
Quantos elétrons podem ter os seguintes números quânticos em um átomo? (a) n = 3, l = 1; (b) n = 5, l = 3, ml = -1; (c) n = 2, l = 1, ml = 0; (d) n = 7.
Um certo automóvel de massa 1.645 kg viaja em uma rodovia à velocidade de 162 km·h-1. Qual é o comprimento de onda do automóvel?
Qual é a velocidade de um nêutron de comprimento de onda 100. pm?